noticia4773.jpg

Evento discute a cidade contemporânea

在 05/11/08 02:51 上。
V Seminário Educação e Cidade tem como objetivo aprofundar o debate sobre o espaço urbano

A abertura do V Seminário Educação e Cidade ocorreu na noite dessa segunda-feira, dia 3, no auditório da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG, com a temática “A cidade, seus lugares e sua dinâmica”. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (Lepeg), pelo Núcleo de Pesquisa sobre Educação e Cidade (Nupec) e por um grupo de alunos da disciplina “Espaço urbano, cidadania e dinâmica cultural”.

A sessão de abertura contou com a apresentação do coral Vozes e Cores, da Universidade Católica de Goiás (UCG). O grupo apresentou quatro músicas, que de alguma forma mencionava o espaço urbano, ao público.

Logo após a apresentação coral, compuseram a mesa diretiva o diretor do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), João de Deus Batista, a pró-reitora de graduação, professora Sandramara Matias Chaves, que representava o reitor Edward Madureira Brasil, e a coordenadora do seminário, professora Lana de Souza Cavalcanti.

Sandramara Matias afirmou que o evento se fazia muito importante, porque trazia para discussão assuntos que estão sempre em pauta no cenário nacional. Além disso, ela desejou que o seminário ajudasse na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão na UFG. O diretor do IESA falou do orgulho de ter, no instituto, pessoas comprometidas com esse tipo de acontecimento. De acordo com João de Deus, o V Seminário Educação e Cidade consolida uma trajetória do Lepeg como espaço de pesquisa. O professor afirma que o laboratório conseguiu fortalecer uma linha de pesquisa importante e que não está em discussão só na UFG.

A coordenadora do evento afirmou que a intenção do mesmo é divulgar a temática do seminário ao público em geral, para que essa discussão não fique somente dentro da academia. Além disso, de acordo com professora Lana, a troca de opiniões e impressões entre estudiosos do assunto é de extrema importância, para que o debate seja aprofundado.

 

Após a mesa diretiva, houve a palestra “A experiência espacial na cidade e a educação geográfica” proferida pelo professor Marcelo Garrido Pereira, da Pontifícia Universidade Católica do Chile. De acordo com o professor, é válido compartilhar esse tema sobre educação e cidades, já que as pesquisas que têm sido feitas consolidam o ensino geográfico em toda a America Latina.  Marcelo Garrido é doutor em Didática no Chile, mas afirma que se interessa pela Geografia e o ensino geográfico no Brasil e que tem a intenção de sempre promover experiências entre os dois países.

Segundo o professor, quando surge o debate sobre cidades, três questões devem ser levadas em consideração: é possível conhecer totalmente a cidade? De onde vem esse conhecimento? Qual é a essência desse conhecimento? Marcelo Garrido afirma que não é possível pensar em espaço urbano se não tivermos uma experiência física com ele. Dessa forma, é importante o conhecimento geral da cidade.

Marcelo Garrido explica que todo o conhecimento sobre a cidade deve-se a um processo de relações. Ele afirma que algumas pessoas pensam que a cidade existe independente deles mesmo, o que é um pensamento errôneo, pois vivemos em uma sociedade, somos parte de um todo, no qual cada um tem uma função.

V Seminário Educação e Cidade continua suas atividades até o dia 5 de novembro.

 

资源: Ascom/UFG

类别: Seminário