Caravana Jornalista Amigo da Criança visita a Facomb
O auditório da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG recebeu a Caravana Jornalista Amigo da Criança. Goiânia foi a 5ª cidade a receber a visita que busca problematizar as questões éticas que envolvem a exposição de crianças e adolescentes na mídia.
As jornalistas Marta Avancini e Sandra Damiani compartilharam sua experiência na área dos direitos da criança e do adolescente com jovens estudantes de comunicação que muitas vezes acabam repetindo erros e preconceitos na produção de notícias sobre esse tema. Na correria da produção de notícias muitos jornalistas se esquecem que não devem ser divulgados fotos ou dados de crianças e adolescentes que se encontram em situação vexatória ou de risco. Apesar das dificuldades encontradas diariamente na profissão de jornalista, Sandra Damiani acredita que diante de um fato que merece maior cuidado por envolver crianças e adolescentes, a atitude do jornalista de não repetir os mesmo erros, como a exposição indevida, já é uma colaboração para a melhoria da mídia.
Marta Avancini deu dicas práticas para os estudantes sobre pequenos detalhes que devem ser analisados no momento de se escrever uma matéria, como por exemplo dar atenção para o ‘jogo de estatísticas’ que muitas vezes apontam na direção oposta da realidade. Também entrou em discussão o caso da garota Lucélia, que apesar de ser menor de idade e sofrer abusos, teve sua imagem e dados divulgados em todo o país indevidamente. Sandra Damiani ainda alertou os alunos contra a idéia conformista de que é impossível se opor ao sistema jornalístico, que dá pouca atenção a temas que merecem um devido cuidado na sua divulgação. Com o obejetivo de agregar conhecimento sobre a realidade das crianças e dos adolescentes no país, ao final foram distribuídos relatórios que condensam pesquisas produzidas ao longo de vários anos pela organização não governamental Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).
Quelle: Ascom/UFG
