Educação para o trânsito em debate na UFG
En 14/10/08 00:21 .
Ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 08, no auditório do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG a palestra “Cooperação na educação para o trânsito”, proferida pelo técnico em infra-estrutura de transporte do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Ademir Castorino. A atividade deu continuidade à programação do V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex), que ocorre até o dia 10.
Ademir explanou sobre educação para o trânsito, o Código de Transito Brasileiro (CTB), os tipos de sinalização existentes no código, as condições adversas do trânsito, noções de primeiros socorros e as maneiras seguras de dirigir. O técnico afirmou que a educação para o trânsito deve ser inserida nas escolas de ensino fundamental e médio, de modo que as crianças possam ser, quando adultas, motoristas mais responsáveis, mas lamentou o fato de a maioria dos colégios ainda não atentarem para essa questão.
O técnico do DNIT explicou que uma parceria com as universidades brasileiras é de extrema importância para a criação das escolas públicas de educação para o trânsito, já que são as universidades que formam os licenciados. Além disso, o ambiente acadêmico possibilita o desenvolvimento de pesquisas e discussões sobre a temática. “Essa tarefa de formar condutores não pode ser individualizada. Deve ser um esforço conjunto dos órgãos competentes de trânsito e das instituições de ensino”, considerou Ademir.
Fuente: Ascom/UFG
