noticia4685.JPG

História, Música, Batucada e Cultura

Em 14/10/08 00:06.
Música e contação de histórias fecharam a programação cultural do V Conpeex

O grupo Instrumental da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, o coral do Centro de Tradição e Cultura de Goiás (CTCG), o grupo Vida Seca e a contadora de história Glorinha Fulustreka se apresentaram no pátio da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG, nesta quarta-feira, dia 08, na programação cultural do V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG.

Glorinha Fulustreka é uma personagem da arte educadora Vanusa Nogueira, que há oito anos começou a trabalhar com a interpretação de histórias da literatura infanto-juvenil. A personagem afirmou que a contação de histórias estimula diretamente o gosto pela leitura e pela literatura, principalmente em crianças. "O importante é seduzir e encantar as pessoas. As histórias despertam a linguagem lúdica e literária e isso faz bem a quem ouve", ressaltou a contadora.

Já Renato Ferreira, regente do coral do CTGC, explicou que o trabalho no grupo começou há dois anos, como estágio realizado pela Emac em espaços alternativos. "O coral resgata a cultura goiana por meio da música e o estudante da área ganha em forma de conhecimento aplicado porque é um espaço em que a teoria é vivenciada", revelou o regente.

"Investimentos em projetos de extensão, nos quais a produção de conhecimento beneficia a sociedade devem ser o foco da universidade, principalmente a pública, que possui o papel de dar esse retorno à comunidade", lembra Ricardo Roquete, integrante do grupo Vida Seca. O grupo é formado por quatro integrantes que, há 4 anos, fazem música usando materiais recicláveis (garrafas, latões, ferros, canos, latinhas, plástico) como instrumentos.

O Conpeex vai até a próxima sexta-feira, dia 10, no Câmpus Samambaia.

Fonte: Ascom / UFG

Categorias: Intervalo