Mais de 40 alunos são contemplados por programas de intercâmbio

Com apoio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), os estudantes da UFG ampliam as participações no Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional - PIAI, e, conseqüentemente, o número de bolsas. No segundo semestre de 2008 foram contemplados 43 alunos pelos programas de intercâmbio, como o CAPES/FIPSE, que levou estudantes aos Estados Unidos; o BRAFITEC e o BRAFAGRI, que têm universidades da França como parceiras; além de vários convênios e parcerias como o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades.
Gustavo Lourenço, graduando de História e que vai para a Alemanha como intercambista em outubro, relata o desejo de “aprimorar a fluência na língua alemã e conhecer as pesquisas produzidas lá sobre a América Latina, que não são poucas”. Também destaca a importância de “aproveitar a experiência intercultural numa cidadezinha que é pólo universitário como Eichstätt”.
Mairá Mendonça, graduanda em Publicidade e Propaganda, que está em Portugal, também compartilha esse sentimento de engrandecimento cultural, acadêmico e profissional. “Sempre tive interesse em participar de um intercâmbio, e o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, em parceria com a CAI-UFG, surgiu como uma grande oportunidade de concretizar este projeto”.
Os alunos que já participaram de programas de intercâmbio ressaltam a importância do conhecimento de culturas diferentes, como relata o aluno do curso de letras, John César de Jesus Pereira, que foi intercambista na Gadsden State Community College, Estados Unidos. “Foi uma experiência extremamente produtiva, pois, além de poder conviver e aprender com pessoas de culturas muito diferentes da minha, pude aprimorar meu inglês de uma forma muito natural, dentro da cultura que envolve tal língua”.
E completa: “Aos estudantes que têm interesse em estudar no exterior eu diria que é uma experiência muito válida, não só para o profissional mas também para a formação pessoal, conhecer outra cultura é conhecer uma nova maneira de se ver o mundo.”
Fuente: CAI/UFG
Categorías: Intercâmbio
