Concerto do pianista Ronaldo Rolim na próxima quarta-feira

Sur 11/08/08 08:24.
Concerto faz parte da programação dos Concertos da Cidade - Temporada 2008, no auditório do Sesc Cidadania

A Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG promoverá, no dia 13 de agosto, às 20h30, no auditório do Sesc Cidadania, concerto de piano com Ronaldo Rolim, dentro da programação dos Concertos da Cidade – Temporada 2008. A direção artística é das professoras da Emac Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão.

Ronaldo Rolim é um importante nome da nova geração do piano brasileiro. Natural de Votorantim (SP), iniciou seus estudos musicais com sua mãe. Aos 11 anos, conseguiu bolsa integral para estudar na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo, e, desde então, vem sendo estimulado a participar de concursos de piano, recitais e concertos com orquestra.

Em 2005, recebeu convite do pianista e professor Flavio Varani para passar um ano na Oakland University, em Michigan (EUA), após ter vencido o Grande Concurso Magda Tagliaferro, em setembro de 2004. Nesse meio tempo, participou de diversos recitais como solista e camerista, e se apresentou frente à Pontiac Symphony Orchestra, interpretando o Concerto nº.3 de Prokofiev, sob regência de Greg Cunningham. No Brasil, foi solista de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Sinfônica da USP e Sinfônica de Campinas, tendo trabalhado com regentes como Aylton Escobar, Yeruham Scharovsky, Ernst Mahle, Lutero Rodrigues e Ronaldo Bologna.

Ronaldo tem mais de 15 premiações em concursos no Brasil e Estados Unidos, foi vencedor de certames como os concursos Artlivre e Magda Tagliaferro, em São Paulo, o Concurso Jovens Solistas de Piracicaba e o Concurso OSB Nelson Freire, no Rio de Janeiro. Recebeu prêmios por suas interpretações das obras de Bach, Chopin e Schumann e, nos EUA, recebeu os prêmios de Outstanding Student in Piano Performance, pela Oakland University, e Outstanding Musician, pela Mu Phi Epsilon Music Association, de Detroit.

Foi considerado pelo jornal O Globo como "o mais novo talento da música brasileira", em homenagem recebida após concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2007, Ronaldo foi aceito no prestigiado Peabody Conservatory, em Baltimore, EUA, e, desde então, participa de diversos eventos, como masterclasses com Leon Fleisher e Daniel Phillips (Chamber Music Society of Lincoln Center) e recitais, incluindo o Concerto de Gala em comemoração dos 150 anos do tradicional conservatório, no qual interpretou o Trio em Si Maior de Brahms. Atualmente, cursa o bacharelado em piano na classe do pianista e professor Benjamin Pasternack.

Source: Ascom/UFG