noticia4458.png

III Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais

Em 17/07/08 02:03.
Evento que começou nessa segunda-feira, no Museu Antropológico da UFG, reúne pesquisadores brasileiros e argentinos, traz ainda exposição de fotos de Samuel Vaz e Rafael Castanheira e termina no sábado, com visita guiada ao Cemitério São Miguel, na cidade de Goiás.

Ao longo desta semana, está sendo realizado o III Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (Abec), no auditório do Museu Antropológico da UFG. O evento teve início na terça-feira, 15, e vai até a sexta-feira. Ao todo, serão apresentados cerca de 50 trabalhos relacionados a temas como arte e arquitetura funerária, aspectos culturais e folclóricos da morte, símbolos, memória e história dos cemitérios brasileiros e latino-americanos. Apresentações culturais de estudantes da UFG abriram as atividades.

 De acordo com a coordenadora do Encontro, professora Maria Elizia Borges, da Faculdade de Artes Visuais (FAV), o tema abordado é bastante peculiar e agrega estudiosos de todas as regiões do país. As apresentações incluem trabalhos de professores e estudantes de universidades da Bahia (UFBA), Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Rio Grande do Sul (UFRS), Paraná (UFPR), Mato Grosso (UFMT) e Santa Catarina (UFSC). Além dos representantes nacionais, o Encontro também reuniu quatro pesquisadores da Universidad Nacional de la Plata, Argentina. Na UFG, Maria Elizia organiza um núcleo de estudos cemiteriais com alunos de diversos cursos como História e Artes Visuais.

Paralelamente, ocorre a exposição de fotografias de cemitérios, de Samuel Vaz e Rafael Castanheira, na Galeria de Arte Potrich (Rua 52, no. 689, Jardim Goiás). O evento termina no sábado, com uma visita guiada ao Cemitério São Miguel, na cidade de Goiás.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Categorias: Evento