Missão brasileira visita parques tecnológicos europeus
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio de representantes da Secretaria de Tecnologia Industrial (STI), realizou missão brasileira para visitar os parques tecnológicos europeus. Palestras, reuniões e visitas técnicas em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suécia e Alemanha integram a programação, que ocorreu de 16 a 29 de junho. Os assessores Tasso Leite (Coordenação de Assuntos Políticos/Reitoria-UFG) e João Teodoro de Pádua (Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica/PRPPG-UFG) representaram a UFG na missão.
A missão conta com a parceria da União Européia e tem o objetivo de conhecer os modelos e as experiências dos parques tecnológicos europeus, além de estabelecer parcerias com as instituições responsáveis pelo desenvolvimento dos pólos brasileiros.
Durante as visitas, a STI aproveitou a oportunidade para apresentar aos participantes a atual situação econômica do país e as oportunidades de negócios e parcerias no Brasil. Como resultado do encontro, foram apresentadas propostas de políticas públicas e de administração para as incubadoras e os parques tecnológicos implantados no Brasil.
Ao todo, 20 membros integraram a missão, como representantes do governo federal, de entidades e de centros tecnológicos, reitores de universidades brasileiras. A missão tem a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec).
Missão
As visitas aos parques tecnológicos europeus são o resultado do projeto Redes de Centros Tecnológicos e Apoio às Pequenas e Médias Empresas (PMEs Brasileiras), fruto do Memorando de Entendimento entre a Comunidade Européia e a República Federativa do Brasil Concernente às Orientações Plurianuais para a Execução da Cooperação Técnica Comunitária, assinada entre o Governo Brasileiro e a Comissão Européia, em novembro de 2002.
A missão inclui uma das ações da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), por meio dos programas Mobilizadores em Áreas Estratégicas e Destaques Estratégicos: Projetos e Iniciativas à Micro e Pequenas Empresas, que envolvem o desenvolvimento e a capitalização de incubadoras e parques tecnológicos, articulados com universidades e centros de pesquisa.
Source: MDIC/Ascom
