Especialização em Educação e Diversidade Camponesa

On 04/07/08 09:21 .
Professor dos EUA discute reforma agrária em aula inaugural

Miguel Carter, professor da American University, em Washington D.C (EUA), estará em Goiânia, no dia 7 de julho, para ministrar a aula inaugural do Curso de Especialização em Educação e Diversidade Camponesa, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A aula, que será realizada às 19 horas na Faculdade de Educação, também irá inaugurar as atividades da segunda turma do Curso de Especialização em Direitos Humanos da Universidade Católica de Goiás (UCG).

 

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Columbia (EUA), Carter é autor de diversos livros sobre a luta dos movimentos sociais pela realização da reforma agrária, especialmente na América Latina.  Já recebeu diversos prêmios por seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil, Costa Rica e Paraguai. Atualmente ele finaliza o livro “For Land, Love & Justice: The Origins of Brazil’s Landless Social Movement” (Por Terra, Amor & Justiça: As origens do Movimento Social dos Sem Terra do Brasil).

 

O Curso de Especialização em Educação e Diversidade Camponesa possui caráter de pós-graduação e contará com 34 alunos vindos de diversas localidades brasileiras para estudar temas como a História, Sociologia e Antropologia das lutas camponesas. O curso é considerado como um marco na história de mais de 30 anos da CPT já que possibilitará a união dos saberes populares, científicos e acadêmicos. Já o Curso de Pós Graduação em Direitos Humanos é resultado da parceria entre a UCG e o Instituto Dominicano de Justiça e Paz do Brasil “Frei Antônio Montesino”. Os alunos estudarão a relação entre os direitos humanos e temas como ética, educação, ecologia e os movimentos sociais do campo.

Quelle: Comissão Pastoral da Terra