Programa de Bolsas Luso-Brasileiras abre vagas para intercâmbio internacional
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai selecionar estudantes de graduação para realização de intercâmbio acadêmico em Portugal, no segundo semestre de 2008. Os alunos da UFG interessados devem inscrever-se de 20 a 26 de junho, das 12h às 16h, na CAI (Câmpus Samambaia).
O programa oferece dez bolsas no valor total de 3,3 mil euros, equivalentes a R$ 8,8 mil cada uma, oferecidas pelo Banco Santander S/A, para o período de um semestre letivo de estudos em instituição de ensino superior portuguesa.
No total, são dez vagas para os estudantes da UFG, sendo uma para cada área do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Lingüística, Letras e Artes), uma para o Câmpus de Jataí e outra para o de Catalão.
A seleção dos candidatos será realizada por meio da avaliação do extrato acadêmico, verificando-se o índice de rendimento obtido a partir da média das notas das disciplinas concluídas até o momento da seleção.
Para concorrer às bolsas, o aluno deverá atender aos seguintes requisitos: estar devidamente matriculado na UFG e com freqüência regular; ter integralizado 20% das disciplinas do curso; não ter sido anteriormente selecionado em Programas de Intercâmbio coordenados pela CAI (BRAFAGRI, BRAFITEC, FIPSE, IPB e outros); e apresentar índice de rendimento acadêmico maior ou igual a 6,0 (seis). A documentação exigida e mais detalhes da seleção estão disponíveis no edital.
Convênio
O convênio entre a UFG e o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades foi assinado nesta quinta-feira, às 10h30, no Gabinete da Reitoria. Na ocasião, o Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou a importância do acordo para a inserção da universidade no âmbito internacional. “O grau de maturidade adquirido pela UFG torna ações como esta uma necessidade institucional”, afirma.
Para a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann, a assinatura do convênio é fundamental para a consolidação da política internacional da instituição, que quintuplicou a presença de estudantes e docentes da universidade no exterior nos últimos dois anos.
O representante da instituição bancária, Marcelo Vulcano, ressaltou o interesse do banco em ampliar o apoio às instituições de ensino. De acordo com ele, no segundo semestre de 2008 será lançado o edital de bolsas de mobilidade nacional, para incentivar os intercâmbios entre estudantes dentro do Brasil.
Clique aqui para conhecer os princípios gerais do programa.
Fuente: Ascom / UFG
Categorías: Convênio
