noticia4330.JPG

UFG na luta contra o tabagismo

En 05/06/08 09:48 .
Palestra aborda o direito de não fumar

O programa “Universidade Saudável”, por meio da Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), promoveu no último dia 29 de maio a palestra “Tabagismo é uma doença? O direito de não fumar”, proferida pelo professor da disciplina de pneumologia da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, Marcelo Fouad Rabahi, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

Marcelo abordou em sua palestra os motivos para parar de fumar, segundo ele, sem focar nos malefícios do hábito, mas sim nos benefícios em se abdicar dele. Além disso, falou também sobre como a universidade e a sociedade podem agir: “A universidade tem que cumprir seu papel na campanha contra o tabagismo e formar líderes de opinião nessa luta. O ideal é que a universidade esteja livre do tabaco”.

O professor explicou que atualmente há um início muito precoce do hábito de fumar. Ciente disso, este ano, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como tema “a juventude livre do tabaco”. Nesse sentido, Marcelo coordena um projeto que deverá ter início no segundo semestre deste ano, junto à Liga do Pulmão da FM, que consiste na visita a 10 escolas públicas para pesquisar o que as crianças sabem sobre o tabaco.

Fuente: Assessoria de Comunicação