Residência coreográfica em Goiânia

On 06/06/08 02:41 .
Por uma semana, quinze bailarinos participarão do _Jogo coreográfico_

A Fundação Nacional de Arte (Funarte) e o Ministério da Cultura (MinC) realizam, em parceria com Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG), a Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro e o Espaço Quasar a residência coreográfica “Jogo Coreográfico”. O Jogo Coreográfico consiste em uma semana de oficina-montagem para a apresentação de uma performance com bailarinos da cidade.

Esta proposta sob forma de residência coreográfica, prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, ocorre em 3 regiões do Brasil  – Sudeste (Rio de Janeiro), Nordeste (Teresina) e Centro-Oeste (Goiânia) – e reúne dança, improvisação e interatividade com base no ato de coreografar e ser coreografado.

Em Goiânia, o evento começou no dia 01 de junho, com a mesa-redonda “Dança, improvisação e interatividade”, assunto que permeará toda a proposta da residência. Participaram da mesa Alexandre Nunes (UFG), Valéria Figueiredo (UFG), Henrique Rodovalho (QUASAR), Kleber Damaso e Lígia Tourinho. De 2 a 6 de junho, será realizada oficina-montagem, que consiste em 4 horas de práticas diárias com 15 bailarinos locais selecionados. Esta prática será finalizada com a apresentação pública da performance Jogo Coreográfico, dia 07 de junho, as 21h, no Espaço Quasar. Todo evento é gratuito.

Os artistas residentes estarão sob a direção de Lígia Tourinho, professora do departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assistida por Dora de Andrade, também professora da UFRJ, com a direção musical de Daniel Ruiz, músico, guitarrista, compositor e produtor.

Dentro das programações da residência, haverá um workshop na Emac, dia 4, às 14h e uma exposição de fotos do processo e apresentação da performance, às 21h no Espaço Quasar.

Quelle: Assessoria de Comunicação