Semana da Comunicação mobilizou 500 participantes

In 22/05/08 09:03 .
Participaram Sérgio Mattos, Felipe Pena e Washington Novaes.

Terminou nesta última sexta-feira, dia 16 de maio, a semana "Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias", realizada desde o dia 12 pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG. O evento comemorou o bicentenário da imprensa brasileira, os 40 anos do curso de Jornalismo da Facomb e os oito anos de existência da Magnífica Mundi, projeto de extensão da webtv laboratorial do curso de Jornalismo.

Ao todo, mais de 500 pessoas participaram das palestras, oficinas e minicursos oferecidos, número que superou a expectativa inicial de 150 pessoas prevista pela coordenadora do evento, professora Rosana Borges.

Nomes consagrados do jornalismo brasileiro estiveram presentes, tais como Sérgio Mattos, Felipe Pena e Washington Novaes, além de pesquisadores de renome no campo da Comunicação, como Henrique Parra e Patrícia Saldanha, bem como professores da Facomb e jornalistas goianos. Alguns dos temas das conferências e mesas redondas foram: "200 anos de imprensa no Brasil: perspectivas históricas e novos cenários", Jornalismo Literário e Jornalismo Ambiental.

O evento, idealizado pela professora Rosana Borges, foi produzido por alunos do curso de Jornalismo da Facomb e tornou-se um importante palco de discussões acerca dos temas mais relevantes da atualidade no que diz respeito à Comunicação.

A discussão sobre "Jornalismo Ambiental" realizada no dia 16 manteve destaque para a participação de Washington Novaes. Ele é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, e atua como jornalista há 50 anos. Foi repórter, editor, diretor e colunista em várias das principais publicações brasileiras, entre as quais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão. Na televisão, foi editor-chefe do Globo Repórter, editor do Jornal Nacional e comentarista do programa Globo Ecologia e de telejornais das redes Bandeirantes e Manchete. Como produtor independente de televisão, dirigiu as séries Xingu, Kuarup e Pantanal. Recebeu vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, entre eles medalhas de ouro e prata em festivais mundiais de televisão em Nova Iorque, Havana e Seoul, o Prêmio de Jornalismo Rei de Espanha, o troféu Golfinho de Ouro e o Prêmio Esso Especial de Meio Ambiente.

Fonte: UFG