Bolsas de mestrado e doutorado no país e no exterior
Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para bolsas de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior oferecidas pelo programa de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program – IFP), por meio da da Fundação Carlos Chagas.
O Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program - IFP) oferece bolsas de estudos para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam em seus estudos superiores, capacitando-se para promover o desenvolvimento de seu país, bem como maior justiça econômica e social.
Criado em 2001, o programa atualmente está sendo implantado em 22 países e territórios da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e Rússia, locais onde a Fundação Ford atua. Tal implantação se fez em parceria com as melhores instituições do mundo. No Brasil, a Fundação Carlos Chagas é a instituição parceira responsável pela coordenação deste programa de ação afirmativa.
Para assegurar a diversidade de origem dos bolsistas, o IFP prioriza candidatos provenientes de grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior. No Brasil, o programa destina-se, prioritariamente, a pessoas negras ou indígenas, nascidas nas regiões Norte ou Nordeste, Centro-Oeste ou provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais.
O programa
Desde sua implantação, o Programa IFP, no Brasil, realizou seis seleções, às quais concorreram 6772 candidatos. A comissão de seleção é composta de especialistas em várias áreas do conhecimento que fará a indicação para o ingresso dos sinscritos. Estão previstas seleções no Brasil até 2010. Neste ano, ocorre a sétima seleção do programa que prevê a concessão de 40 bolsas de mestrado (por até 24 meses) e de doutorado (por até 36 meses) para cursos no Brasil e no exterior.
O critério de seleção dos candidatos é baseado em seu potencial acadêmico, liderança e compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social região ou país. Os selecionados poderão cursar sua pós-graduação normalmente em qualquer área do conhecimento, no entanto, deverá relacionar aos seus estudos os interesses e objetivos da Fundação Ford de cooperação internacional e desenvolvimento humano.
Os alunos poderão participar ainda de eventos nacionais e internacionais para ampliarem ainda mais seus conhecimentos. Após o término da bolsa, o programa poderá apoiar ainda apoiar atividades para a construção da rede de intercâmbio entre bolsistas e ex-bolsistas.
A candidatura ao programa é vedada a todo/a ex-bolsista do programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford; pessoas já matriculadas, inscritas ou cursando o mestrado, pessoas que já disponham de doutorado ou que tenham iniciado o curso de doutorado antes do 2º semestre letivo de 2007; aos membros da Comissão de seleção, aos funcionários da Fundação Ford e da Fundação Carlos Chagas, aos colaboradores do programa, bem como a seus familiares e a cidadãos norte-americanos.
A coordenadora do programa no Brasil, Fúlvia Rosemberg esteve recentemente na UFG divulgando o programa. Ela afirma que o programa não é nenhum pouco burocrático e que a comissão de seleção garantirá que não existam candidatos que não atendem às exigências do programa. A coordenadora ressaltou ainda a importância na formação de pós-graduandos com perfil de liderança compromissado com as questões sociais.
“Consideramos que a pós-graduação pode ampliar e diversificar a racionalidade das universidades. Independentemente desse programa, a reflexão e sistematização do conhecimento oferecido pela pós-graduação pode ampliar muito a qualidade de atuação de lideranças. Esse não é um programa elitista que diz que ‘lider tem que ter pós-graduação’. Oferecemos sim o instrumento da pós-graduação pra ampliar a retaguarda de decisão política dessas pessoas”, afirma a coordenadora.
Mais informações pelo site: www.programabolsa.org.br, telefone (11)3722-4404. Na UFG, com Eulange Souza, fone (62)3269-8380 ou e-mail eulange@gmail.com
Mais informações pelo site: www.programabolsa.org.br ou telefone (11) 3722-4404. Na UFG, Eulange, fone 3269-8380 ou pelo e-mail eulange@gmail.com
Source: Ascom / UFG
Catégories: Pós-graduação
