Comissão dá parecer favorável à Musicoterapia
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, no dia 23 de abril, um parecer favorável ao projeto de lei que regulamenta a profissão de musicoterapeuta, cuja relatora foi a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Como a proposta é oriunda da Câmara dos Deputados, ela será ainda votada pelo Plenário.
A UFG esteve presente em uma comissão de 40 pessoas, entre estudantes, docentes e egressos. A comissão foi apoiada pelo reitor Edward Madureira, representado pelo Prof. Walter Nilton Celestino da Silva.
Pelo projeto, poderão exercer a profissão os portadores de diploma de educação superior em Musicoterapia expedido por instituições reconhecidas pelo governo federal, os portadores de diploma de escola estrangeira, desde que revalidado no país, e os portadores de diploma de nível superior que tenham exercido a atividade, comprovadamente, por cinco anos.
O PLC 25/05 define o musicoterapeuta como o profissional que utiliza a música e seus elementos como som, ritmo, melodia e harmonia para prevenir, restaurar ou reabilitar a saúde física, mental e psíquica das pessoas.
A senadora Lucia Vânia enfatizou que a Universidade Federal de Goiás, por enquanto, é a única instituição federal que oferece o curso de Musicoterapia. Ela previu, no entanto, que a aprovação do projeto certamente fará com que o curso seja criado em outras universidades. Lúcia Vânia saudou alunos e profissionais goianos presentes à votação.
Para dúvidas e mais informações escreva para eliamarfleury@yahoo.com.br
ou ligue 8466-5346 / 3521-1125
Source: Ascom/Senado Federal
