Sandramara Matias participa de reunião no Congresso Nacional
A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Sandramara Matias Chaves, participou, no dia 17, de reunião com representantes do Congresso Nacional. O encontro contou com a presença de reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras; do presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho; do líder do Governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana; dos senadores José Agripino Maia e Arthur Virgílio Neto, líderes do DEM e do PSDB, respectivamente, no Senado Federal.
No encontro, os representantes das universidades demonstraram a importância dos Projetos de Lei que estão no Congresso Nacional e que tratam da criação de cargos efetivos e comissionados e funções gratificadas para as IFES, fundamentado nos Projetos de Lei n.º 215/2006, 3.128/2008 e 1.746/2007, e solicitaram urgência na sua aprovação. De acordo com a Andifes, a criação dessas vagas é fundamental para dar continuidade ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e manter o cronograma de trabalho, já que diversas universidades programaram o início de novos cursos e turmas para agosto deste ano.
Os parlamentares demonstraram apoio à aprovação rápida dos Projetos de Lei pelo Congresso Nacional. Segundo eles, a demora deve-se a um acordo, que deve acontecer nas próximas semanas, entre a liderança do governo e a oposição, para mudar o modo como a votação das medidas provisórias é feito, com o objetivo de permitir que projetos considerados importantes possam ser votados pelo Plenário antecipadamente.
De acordo com a professora Sandramara, a reunião foi bastante positiva, pois houve um comprometimento visível, tanto de representantes do governo quanto da oposição, para aprovação dos projetos. Segundo ela, isso se deve à consciência comum de que interesses da educação superior, no Brasil, devem ser priorizados.
Source: Ascom/UFG
