UFG estuda convênio com Universidade de Purdue, dos EUA

On 04/06/08 06:46 .
Cliff Johnston propõe parceria em curso sobre Bioquímica do solo

A Universidade Federal de Goiás foi recentemente visitada pelo professor doutor Cliff T. Johnston, um renomado pesquisador na área de solos e meio ambiente da Universidade de Purdue/EUA. A sua visita durou três semanas e foi financiada pelo programa de bolsas “Professor Visitante Norte-Americano de Curta Duração” do CNPq/Fulbright, tendo como coordenador do lado brasileiro o professor Alfredo Borges de Campos, docente do Instituto de Estudo Socioambientais (IESA/UFG) e dos programas de pós-graduação em Agronomia e Geografia da UFG.

A aquisição de suporte financeiro junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Fulbright) para essa visita envolveu a participação dos programas de pós-graduação da UFG (Agronomia, Ciências Ambientais, Geografia e Química), da Universidade Católica de Goiás (Programa de pós-graduação em Ecologia e Produção Sustentável), da Embrapa Arroz e Feijão, e de diversos pesquisadores vinculados a estas instituições.

O objetivo da visita foi promover uma maior aproximação entre instituições goianas que trabalham na temática solos e meio ambiente com a Universidade de Purdue, com vistas ao estreitamento de parcerias e intercâmbios nas áreas de pesquisa e ensino. A agenda de Johnston contou com palestras nas três instituições envolvidas, um curso de Biogeoquímica do Solo no âmbito do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFG, e encontros com pesquisadores, grupos de pesquisa, alunos e com o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

Os frutos da passagem de Cliff T. Johnston por Goiânia já estão sendo colhidos. Foi positiva a repercussão de suas palesras e curso na capital. Além disso, avanços foram obtidos no sentido do estabelecimento de parcerias envolvendo a UFG e a Purdue. O curso em Biogeoquímica do Solo foi ministrado totalmente em inglês para um público de 14 alunos e três docentes, provenientes da UFG e da UCG.

Durante seu encontro com o reitor Edward Madureira iniciou-se entendimentos para a efetivação de um convênio do tipo “guarda-chuva” entre a UFG e a Universidade de Purdue. A reunião foi acompanhada pela coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann de Aguiar; pela coordenadora do programa de pós-graduação em Agronomia, Mara Rúbia da Rocha; pelo Diretor da Escola de Agronomia, Juarez Patrício de Oliveira Júnior e pelo professor Alfredo Borges de Campos, do IESA, O convênio proposto envolverá intercâmbio de alunos e professores da UFG, proposição de projetos de pesquisa conjuntos e realização de cursos de pós-graduação nas áreas de agricultura e meio ambiente.

A efetivação dessa parceria poderá ser importante para a UFG tendo em vista que a Universidade de Purdue se destaca como uma das cinco melhores universidades dos Estados Unidos na área de agricultura e que teve ao longo dos últimos quarenta anos fortes vínculos com instituições brasileiras como a UFV, UFLA, UFSM e Embrapa.

Source: Assessoria de Comunicação

Categories: Internacional