noticia4112.JPG

UFG lança projetos de atenção social e educativa a crianças e adolescentes

En 03/04/08 06:32 .
Projetos de Formação Continuada, Pesquisa e Seminários sobre o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (SINASE) são lançados hoje, na Faculdade de Medicina. Ações envolvem parceria com a UCG e com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.

As Universidades Federal de Goiás (UFG) e Católica de Goiás (UCG) e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua-GO realizam nesta quinta-feira, dia 3, às 10h, no anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG (Setor Universitário), o lançamento dos projetos de Formação Continuada, Pesquisa e Seminários sobre o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (SINASE).

Esses projetos, aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, contam com o apoio da Secretaria de Cidadania e Trabalho do Estado de Goiás e com financiamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH-PR. A gestão financeira está sendo realizada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG – Fundahc. Também apóia os projetos o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.

Projeto de Formação

O projeto de Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Sócio-Educativo do Estado de Goiás tem por objetivo capacitar educadores, gestores e orientadores sociais no trabalho com adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medidas socioeducativas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Busca-se, em sintonia com o SINASE, garantir o preceito constitucional de absoluta prioridade da criança e do adolescente e por meio da formação continuada, oferecer subsídios para que os educadores oportunizem aos adolescentes a vivência e o desenvolvimento de experiências de reconstrução do seu projeto de vida.  Coordenação: Dra. Veralúcia Pinheiro (Necasa/UFG)

Projeto de Pesquisa

Estudo do atendimento socioeducacional a adolescentes do Estado de Goiás: perfil dos adolescentes atendidos, situação das unidades de atendimento e arranjos institucionais

A presente investigação nacional possibilitará a obtenção de um quadro detalhado do sistema socioeducativo, a análise do perfil dos adolescentes atendidos, a identificação da situação das unidades de execução das medidas de privação de liberdade e a compreensão das articulações institucionais que compõem a política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei no estado de Goiás e no país. É, assim, uma atualização do Mapeamento Nacional realizado em 2002. Coordenação: Profa. Dra. Sônia M. Gomes Sousa (IDF/UCG)

Projeto de Seminários

Seminários Estaduais sobre o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo (SINASE)

A realização dos dois Seminários Estaduais sobre o SINASE objetiva promover a discussão acerca do SINASE; contribuir para o processo de implementação do mesmo no Estado de Goiás; potencializar a qualificação dos profissionais e gestores envolvidos; garantir os direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas; e ampliar a sensibilização da sociedade para defender as conquistas e avançar na aplicação da legislação brasileira (Constituição Federal e ECA). Coordenação: Prof. Ms. Joseleno Vieira dos Santos (UCG/MMMR-GO)

Além desses três projetos, o Necasa executará em 2008 o projeto Formação continuada de professores e profissionais da educação que atuam com adolescentes na Região Metropolitana de Goiânia, financiado pelo MEC visando ao investimento na formação de setecentos professores e demais profissionais das redes estadual e municipal de educação. Coordenação: Doutoranda Denise Carmen de Andrade Neves

Fuente: Ascom / UFG

Categorías: Extensão