Fundação Bunge anuncia temas para 53ª edição de seu prêmio

Em 25/02/08 06:30.
Premiação compreende as áreas de Literatura e Agrometeorologia

A Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge do Brasil, anuncia os temas do 53º Prêmio Fundação Bunge. São eles: Literatura, na área de Letras e Agrometeorologia, na área de Ciências Agrárias. A decisão foi tomada pelo Conselho da Fundação Bunge, composto por intelectuais e membros das empresas da marca.

.Os candidatos não são inscritos, eles devem ser indicados pelas principais universidades e entidades científicas e culturais brasileiras. Uma comissão técnica composta por especialistas de renome de cada área de premiação, pré-seleciona dois nomes em cada ramo do conhecimento, indicando-os para a decisão do Grande Júri, que ocorrerá em agosto. Posteriormente, o Grande Júri, um colegiado formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados.

            Neste ano, o prêmio vai agraciar quatro profissionais, dois na categoria Vida e Obra e dois na categoria Juventude. A entrega dos prêmios será em setembro. Os vencedores receberão medalhas de ouro e prata, diplomas em pergaminho e um prêmio de R$ 40 mil para a categoria Juventude e R$ 100 mil para a categoria Vida e Obra.     

            Na história prêmio já foram homenageadas personalidades como Carlos Chagas Filho, Érico Veríssimo, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Miguel Reale, Paulo Freire, Rachel de Queiroz, Oscar Niemeyer, Débora Bloch, Lygia Fagundes Telles, entre outras.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação