Vestibular para professores de Artes Visuais e Teatro da rede pública de ensino
A Universidade de Brasília, em convênio com instâncias federal e estadual de educação, vai realizar vestibular para ingresso nos cursos de Artes Visuais e Teatro do Programa Pró-Licenciatura – MEC, na modalidade de educação a distância. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até dia 16 de março, exclusivamente pelo endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/vestibular/prolicenciatura2008.
Podem concorrer professores em exercício nas redes públicas de ensino nos anos/séries finais do Ensino Fundamental e ou no Ensino Médio e sem licenciatura na disciplina em que estejam exercendo a docência. É exigido o exercício de pelo menos um ano na função docente em rede pública, com comprovação de vínculo mediante declaração da Secretaria de Educação a qual está vinculado.
A seleção se fará por meio de exame de habilidades e conhecimentos específicos mediante aplicação de prova objetiva e de prova de redação, de caráter eliminatório. São 210 vagas para o curso de Artes Visuais, distribuídas entre os pólos de Goiânia, Catalão, Ceres, Firminópolis e Goiás. Já para o curso de Teatro serão oferecidas 240 vagas divididas nos pólos de Catalão, Cidade de Goiás, Goiânia e Jataí.
Pela melhoria da qualidade do Ensino
Cerca de 184 mil funções docentes dos anos/séries finais do Ensino Fundamental da rede pública em todo o País são ocupadas por profissionais sem a formação legal exigida para a função. No Ensino Médio, o MEC observou que cerca de 56 mil das funções docentes não têm habilitação legal, o que equivale a 14,74% do total no Brasil.
Num esforço pela melhoria da qualidade do ensino, principalmente por meio da formação inicial e continuada dos professores na Educação Básica, o Ministério da Educação (MEC) criou o Pró-Licenciatura - Programa de Formação Inicial para Professores dos Ensinos Fundamental e Médio.
Trata-se de um programa de formação inicial que desenvolvido em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, comunitárias ou confessionais, objetiva capacitar professores dos anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio de sistemas públicos de ensino que não tenham a habilitação legalmente exigida para a função.
As Instituições de Ensino Superior (IES) foram chamadas a participar do processo tanto para a concepção como para a execução dos cursos a serem oferecidos pelo Programa. A parceria entre as universidades e o sistema público de ensino tem grande potencial de transformação sócio-educativa, contribuindo, inclusive, para que as IES avaliem e aprimorem constantemente seus cursos de licenciatura, a partir das demandas concretas da Educação Básica.
Fonte: CIAR-UFG
