Voluntariado do HC comemora nove anos de trabalho
Nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro, o Voluntariado do Hospital das Clínicas da UFG comemora nove anos de trabalho e dedicação aos pacientes. Fundado em 1999, o Serviço do Voluntariado do HC foi idealizado pelo professor Rodopiano de Souza Florêncio – então diretor do hospital - que convidou a assistente social Coracilde da Silva para escrever o projeto do Voluntariado do HC.
Atualmente, o serviço conta com 380 voluntários que trabalham durante todo o ano para promover o bem-estar e levar um pouco de alegria àqueles que se encontram internados no hospital. Além dos voluntários, o Voluntariado conta também com os “Amigos do HC”, que são pessoas que colaboram com doações ou compram os artigos manuais produzidos pelos voluntários, cuja renda é posteriormente revestida em materiais de uso dos pacientes.
Todo o trabalho do Voluntariado é realizado em parceria com o Serviço Social e com a Diretoria Geral do HC. O Serviço Social se encarrega de realizar a triagem dos pacientes e encaminhá-los ao Setor do Voluntariado do HC, enquanto que a diretoria do hospital orienta o Voluntariado para o trabalho nos setores mais necessitados.
Atividades desenvolvidas pelo Voluntariado do HC:
-
Coordenação do Voluntariado - responsável pelas atividades administrativas do setor;
-
Bazar – confecção e aquisição de roupas, bijuterias, sapatos e materiais de uso pessoal para serem doados aos pacientes internados no HC;
-
Confecção de fraldas geriátricas, para uso de pacientes idosos, e fraldas descartáveis para bebês e recém-nascidos internados na Maternidade e Clínica Pediátrica do HC;
-
Datas comemorativas – durante todo o ano, o Voluntariado do HC promove atividades no hospital para lembrar as datas do Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Semana da Pátria, Dia das Crianças e Natal.
-
Sala de Costura: voluntários colaboram com o setor de Processamento de Roupas na confecção de roupas cirúrgicas e de uso interno nas clínicas para os pacientes do HC.
-
Ambulatório de Pediatria – organização de atividades de recreação com as crianças do ambulatório;
-
Centro de Endoscopia – trabalho de auxílio às crianças que passarão pelo exame de Endoscopia;
-
Pronto-socorro, Clínicas Médica, Tropical e Maternidade: trabalho de humanização destes setores, por meio da doação de vale-transporte, medicamentos, cestas básicas, roupas e sapatos aos pacientes carentes, enxovais para bebês e custeio de exames não realizados no HC.
-
Sala de Coletas – organização das filas e orientação aos pacientes externos com deficiência física e mental, gestantes, idosos, etc.
资源: Ascom
