noticia3869.JPG

Senador Marconi Perillo garante apoio à UFG

In 17/12/07 12:02 .
Em visita à Reitoria, senador promete recursos anuais por meio de emenda parlamentar individual.

Em visita à Reitoria da UFG, nesta segunda-feira (dia 17), o senador Marconi Perillo reiterou seu compromisso de investir recursos na universidade. “Todos os anos quero injetar cerca de R$ 1,5 milhão na UFG. Deixei de destinar emendas particulares para prefeituras e agora as reverto para saúde e educação”.

O senador foi recebido pelo reitor Edward Madureira Brasil; pelo vice-reitor Benedito Ferreira Marques; e pelos pró-reitores e assessores da Reitoria. Também participaram da reunião a ex-secretária de Educação do Estado, Eliana França, e o jornalista Isanulfo Cordeiro. Na oportunidade, eles discutiram questões referentes à educação, ações de governo para o setor e algumas demandas da universidade nesse contexto. Além dessas pautas, o senador ressaltou que veio trazer seus cumprimentos para as festas de final de ano e em homenagem aos 47 anos da UFG, já que não pôde estar presente nas comemorações de aniversário.

O reitor Edward Madureira abordou os planos do governo Lula para a educação superior. Segundo ele, o governo mostrou grande interesse em expandir as universidades, citando como prova disso o Plano de Apoio a Programas de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni. Nesse contexto, o reitor acenou com a possibilidade de criação de novos câmpus, que contemplem principalmente as regiões norte e nordeste do estado. Concordando com a proposta, Marconi Perillo falou da dificuldade de interlocução dessas regiões com as demais do estado.

De acordo com Edward Madureira, outra preocupação da universidade é a aproximação com a Educação Básica, que para ele está muito distante da superior. Nesse caso, Marconi Perillo declarou que a UFG pode contribuir muito. Eliana França aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da UFG ao Movimento Todos Pela Educação, encabeçado por representantes da sociedade civil, iniciativa privada, organizações sociais, educadores e gestores públicos de Educação, com o objetivo de garantir Educação Básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022, ano do bicentenário da independência do país. A sugestão de Eliana é que a universidade assuma o comitê técnico do programa em Goiás.

Projetos em destaque - O reitor da UFG elencou três prioridades da administração para 2008. “A TV UFG vai ao ar. Essa é a primeira batalha que eu vou enfrentar no próximo ano”, declarou Edward Madureira. Segundo o reitor, a emissora da UFG representará muito para a comunidade, universidade e alunos. "Será um canal aberto, que dará grande visibilidade para a UFG".

O segundo projeto está relacionado ao destino que será dado à vila de Furnas, terreno situado na cidade de Caldas Novas, doado pela hidrelétrica à universidade e que permanece inativo. “Esse é um espaço extraordinário, que tem que ser bem aproveitado”, declarou Marconi Perillo. Concluindo as demandas para 2008, Edward Madureira manifestou sua vontade em construir um ginásio de esportes, antiga necessidade da UFG, e que a administração está procurando meios para viabilizar.

O senador se colocou à disposição para colaborar com a TV da UFG e prometeu recursos para a construção do ginásio de esportes em 2009. Ao se despedir, agradeceu a oportunidade de interação com a universidade e disse estar “permanentemente à disposição da universidade”.

Fonte: Ascom/UFG