Lançamento do Portal Eletrônico de Periódicos da UFG
Nesta sexta-feira, dia 14, às 9h, ocorrerá o lançamento do Portal Eletrônico de Periódicos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento contempla a programação de aniversário dos 47 anos da UFG.
O lançamento do portal será realizado no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus II, durante a sessão do Conselho Universitário (Consuni). De acordo com o coordenador do Portal Eletrônico de Periódicos da UFG, Ari Lazzarotti Filho, o projeto é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFG, e visa o desenvolvimento, a democratização ao acesso à pesquisa científica e à qualificação dos periódicos da instituição.
O endereço do site é www.revistas.ufg.br . O portal já possui 17 revistas editadas on-line e algumas, também, em papel. Antes mesmo do lançamento, o projeto possui no seu acervo 233 volumes publicados, correspondentes a 2 mil artigos científicos disponíveis ao público gratuitamente. Atualmente, são 3.174 usuários cadastrados e o acesso é possível a outros países como Portugal, Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina e Espanha, sendo que o serviço é centralizado no Brasil.
O Portal Eletrônico de Periódicos da UFG utiliza o sistema eletrônico de editoração de revistas, que é um software desenvolvido para a construção e gestão de publicação periódica eletrônica. O conteúdo do banco de dados disponibiliza acesso livre a todos os artigos publicados. Já foram registrados, antes do lançamento, mais de 10 mil acessos durante o período de 01/07/2007 a 07/12/2007.
As revistas disponíveis no portal são:
- Ateliê Geográfico
- Boletim Goiano de Geografia
- Ciência Animal Brasileira
- Comunicação & Informação
- História Revista
- Inter-Ação
- Música Hodie
- Pensar a Prática
- Pesquisa Agropecuária Tropical
- Revista de Biologia Neotropical
- Revista de Patologia Tropical
- Revista Eletrônica de Enfermagem
- Revista Eletrônica de Farmácia
- Philósophos- Revista de Filosofia
- Signótica
- Sociedade e Cultura
- Solta a voz
Fonte: Agência UFG Notícias
