Palestra sobre questões urbanas abre a III Semana de Ciências Ambientais
O professor Daniel Hogan, da Universidade de Campinas (Unicamp) abriu a III Semana de Ciências Ambientais com a palestra “Dimensões humanas das mudanças ambientais globais”, realizada no mini-auditório do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa).
O professor usou de uma abordagem das ciências humanas para falar do meio ambiente, dizendo que elas devem ser integradas às ciências biológicas. Segundo ele, precisa-se buscar novos meios de causar impactos cada vez menores no ambiente.
Daniel Hogan falou ainda sobre urbanização: em 1970, na África e na Ásia, 20% da população vivia nas cidades; hoje são 40%. Na América Latina, o percentual que era de 70% subiu para 80%. O professor explicou que o problema desse fenômeno concentra-se nas megacidades, “que são um desafio tremendo quando se trata de diminuição do impacto ambiental causado pela urbanização”.
Como ferramenta importante para solucionar o problema, Daniel Hogan defende que há que se repensar a soberania de cada país e citou um exemplo: “A questão da Amazônia não é só dos brasileiros, é do planeta e dos seres que vivem nele”.
O evento, que vai até o dia 23, é promovido pelo Programa Multidisciplinar de Doutorado
Fuente: Assessoria de Comunicação do HC
