Ecologia humana é tema em encontro de moda
A coordenadora do Núcleo de Moda da Faculdade Boa Viagem, Ana Paula Miranda, ministrou palestra com o tema “Ecologia humana”, durante o I Encontro de Moda do Centro-Oeste, realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na Faculdade e Artes Visuais (Fav) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso é uma atividade promovida pela Santana Têxtil do Brasil em um projeto intitulado “Jeans tudo nas universidades”. O objetivo é contribuir com a formação acadêmica dos alunos.
Ana Paula explica que os seres humanos têm o costume de se colocar como agressor do ambiente e não como parte dele, as conseqüências diretas da ação do homem atinge a todos que fazem parte da natureza. A ecologia humana vem dizer que é preciso produzir com respeito ao meio ambiente, eliminação do desperdício, equilíbrio no consumo e um pagamento justo pelo objeto produzido.
Ecologia humana passa por uma forma de pensar e agir e há várias ações que confirmam a ideologia de consumo consciente, manutenção do meio ambiente e justiça social. Um exemplo é a marca “Cerrado Brasil”, resultado de um projeto desenvolvido
A Ecologia humana prevê a integração entre o ambiente e as pessoas e busca ativar a consciência de que as coisas não precisam ir para o lixo, podem ser transformadas ou revitalizadas. Para Ana Paula, “a moda não pode ser encarada apenas como vestuário e sim como forma de expressão consciente, é preciso comprar com propósito, consumir sem pressa para que cada um atenda as necessidades sem destruir o meio no qual estamos inseridos”.
Fuente: ASCOM/UFG
