Núcleo de Telemedicina promove Curso de Gastro e Cirurgia Geral
On 10/26/07 12:53 .
Mais uma etapa do Curso Nacional de Atualização em Gastroenterologia e Cirurgia Geral a Distância será realizada neste sábado, dia 27, por meio do Núcleo de Telemedicina e Telemática da Faculdade de Medicina da UFG.
O curso será ministrado pelo setor de Telemedicina da USP, com a participação da Unicamp, Unifesp, Unesp e outras universidades
Neste sábado, dia 27 de outubro, será realizado o Curso Nacional de Atualização em Gastroenterologia e Cirurgia Geral a Distância, que se constituirá em mais uma videoconferência proporcionada pelo Núcleo de Telemedicina e Telemática da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, programada para acontecer no auditório do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da UFG, no período das 8h30 até o meio-dia. A teleconferência é aberta à participação de professores e alunos ligados à disciplina, especialmente dos Departamentos de Clínica Médica e de Cirurgia da FM.
O curso, promovido sob a direção do professor Henrique Walter Pinotti e a coordenação do Dr. Marco Aurélio Santo, é uma realização conjunta das disciplinas de Telemedicina das Universidades de São Paulo (USP), Federal de Goiás (UFG), Federal de São Paulo (Unifesp), de Campinas (Unicamp), Estadual de São Paulo (Unesp), além das universidades de Cascavel, Manaus e Fortaleza.
Essa será a 4ª Sessão do 2º ciclo do curso, que terá como temas centrais Nutrição, GIST e Doenças Inflamatórias Intestinais. Pela Faculdade de Medicina da UFG participará o professor Joffre Marcondes Filho, que discorrerá sobre Tratamento medicamentoso das formas complicadas, não cirúrgicas e recidivantes da Doença de Crohn.
Os demais temas a serem abordadossão Protocolo de nutrição no paciente com fístulas biliares, pelo Dr. Paulo Candelária- USP; GIST- Desafios e novos rumos, professor Dr. José Carlos Del Grande – Unifesp; Doença de Crohn na visão do cirurgião, professora Maria Aparecida Arruda Henry – Unesp; Retocolite ulcerativa crônica –formato prático de terapêutica clínica, Dra. Virgínia Cabral- UNICAMP; e Métodos cirúrgicos e seus resultados na RCUI, pelo Prof. Dr. Sarhan Sydney Saad, da Unifesp.
Segundo informação da coordenação do Curso Nacional à Distância de Atualização em Gastroenterologia e Cirurgia Geral,a presença confirmada em cinco sessões corresponderá a 20 horas, que são equivalentes a 10 pontos, ressaltando-se que, conforme as normas do CFM e da AMB, para revalidação de Título de Especialista é necessário acumular 100 pontos em cinco anos.
Source: Assessoria da Faculdade de Medicina
