noticia3632.JPG

Nota sobre a ocupação do Centro de Seleção da UFG

在 26/10/07 10:33 上。
Reitoria publica nota oficial sobre a ocupação de prédio da UFG
    Sobre a ocupação do Centro de Seleção da UFG

        O Conselho Universitário (CONSUNI) da UFG aprovou nesta quinta-feira, dia 25, por ampla maioria de votos (46 favoráveis e 03 contrários), o projeto de reestruturação e expansão da Universidade no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Inconformados com a decisão do CONSUNI, alguns dos estudantes que promoviam uma manifestação de protesto à saída do auditório, se aproximaram de conselheiros que deixavam o recinto, com ofensas e xingamentos.
   
Esta postura desrespeitosa e agressiva teve continuidade, posteriormente, quando um grupo de aproximadamente 30 estudantes ocupou o Centro de Seleção da UFG, numa atitude de força contra as pessoas que trabalham neste órgão e contra a própria Universidade. Foi apresentada à Reitoria uma lista de “exigências” para a desocupação, centrada nos seguintes pontos: a revogação da decisão do CONSUNI, a convocação de uma Assembléia Universitária, a homologação pelo CONSUNI da decisão da Assembléia Universitária sobre o REUNI, e a mudança dos prazos para apresentação das propostas pelo MEC. Estes não são, claramente, pontos colocados para o entendimento e negociação, mas uma deliberada atitude de confronto com a instituição.
    A Reitoria da UFG tem absoluta tranqüilidade de afirmar que a comunidade universitária teve amplas oportunidades de conhecer, discutir e contribuir para a construção do projeto de reestruturação e expansão da UFG. As discussões mais específicas sobre o Reuni começaram no último mês de junho com a realização de seminários por áreas do conhecimento, abertos à participação de toda a comunidade universitária. A comissão interna do REUNI participou de inúmeros debates nas unidades acadêmicas, reuniu-se com estudantes e debateu em várias outras instâncias o projeto de expansão e reestruturação da UFG. Além disso, a Reitoria participou também de discussões com os alunos e com os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos (CA’s).

    Ainda assim, um grupo de estudantes contrários ao REUNI impediu a instalação do CONSUNI por duas vezes, obrigando a Reitoria a realizar a reunião desta quinta-feira em ambiente externo à UFG. Incidentes semelhantes ocorreram em outras universidades federais, demonstrando ser esta uma estratégia política traçada nacionalmente, com interesses que extrapolam as discussões de cunho acadêmico.

    A Reitoria reafirma o caráter democrático de todo o processo de discussão e votação do projeto REUNI, considera irrevogável o resultado da votação do CONSUNI  e lamenta que a não aceitação, por alguns estudantes, das regras do jogo democrático tenha levado à ocupação do prédio do Centro de Seleção da UFG. Em função disto, a Reitoria, visando preservar o patrimônio público e a segurança das atividades desenvolvidas no Centro de Seleção da UFG, solicitou à Justiça Federal a reintegração de posse desse prédio.

    Apesar da postura de confronto, o reitor compareceu ao Centro de Seleção, onde se reuniu com os estudantes que haviam ocupado o espaço de recepção do órgão. É importante salientar que os alunos não adentraram às salas privativas. Por fim, após negociações com o grupo, e a partir de ação judicial de reintegração de posse, os estudantes se retiraram pacificamente do prédio, restabelecendo-se, assim, a normalidade e a rotina de trabalho na instituição.


    Prof. Edward Madureira Brasil

    Reitor e presidente do Conselho Universitário da UFG

资源: Reitoria da UFG