União Européia é tema de conferência na UFG

En 17/10/07 08:59 .
A professora portuguesa Maria Isabel João, da Universidade Aberta de Lisboa, fará palestra sobre os cinquenta anos do tratado que deu origem à comunidade européia.

A formação da União Européia (UE) e as práticas políticas que envolveram sua construção serão tema da conferência de encerramento do III Simpósio Internacional de História, amanhã (18), às 19 horas no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A palestra será proferida pela professora portuguesa Maria Isabel João, da Universidade Aberta de Lisboa.

Maria Isabel João é doutora em história contemporânea. Suas pesquisas se concentram nas áreas de história das comemorações e celebrações, e história econômica e social. Em sua reflexão, irá tratar das relações entre prática política e memória, no quadro da formação de uma comunidade transnacional.

O tema da palestra foi escolhido devido às comemorações, em 2007, dos 50 anos da assinatura do Tratado de Roma, que instituiu a Comunidade Econômica Européia (CEE), primórdio da (UE). O acordo tinha por objetivo a integração dos países europeus por meio das trocas comerciais, tendo em vista a expansão econômica. Desde 1991, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai - e a Venezuela a partir de julho de 2006 - estabeleceram iniciativa semelhante, com a criação do Mercosul, por meio da assinatura do Tratado de Assunção.

Fuente: Ascom