Museu Antropológico aprova projeto no edital PROEXT Cultura 2007
O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) foi contemplado no edital do Programa de Apoio à Cultura: Extensão Universitária (PROEXT Cultura 2007). O projeto “Interlocução entre o Museu Antropológico e professores Terena: assessoria pedagógica e elaboração de produtos para uso didático” está entre os 50 aprovados de todo o pais (dos quais seis são da Região Centro-Oeste) e será desenvolvido em um período de seis meses junto à Aldeia Terena de Cachoeirinha (MS).
Na seleção, realizada pela Fundação de Apoio à Universidade de São João Del Rei (FAUF), concorreram mais de 500 projetos de instituições de todo o Brasil. O Programa é uma iniciativa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão e Cultura (FORPROEX) e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobrás por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A equipe do projeto será gerida por Rosani Moreira Leitão, Coordenadora de Antropologia do MA, e contará com a participação de pesquisadores do Museu e de outras instituições, de professores e de uma bolsista Terena (agente sócio-cultural da Escola Indígena Coronel Nicolau Horta Barbosa, da Aldeia de Cachoeirinha/MS), e de alunos de graduação (estagiários do MA e bolsistas do projeto).
O projeto tem como objetivo principal a articulação entre os saberes específicos do universo cultural Terena com os conhecimentos produzidos em outras partes do mundo, traduzindo-os de uma forma didática e sistematizada, conforme critérios do saber escolar. Com o desenvolvimento das atividades, espera-se contribuir com os professores da aldeia na organização dos seus processos pedagógicos.
Para isso, pretende-se produzir - em conjunto com os professores da Escola Coronel Nicolau Horta Barbosa - instrumentos que possam subsidiar e fortalecer as atividades de leitura e escrita, consideradas como importante elemento de acesso à cidadania. A partir dos resultados das pesquisas, registros relacionados aos mitos, histórias infantis, canções de ninar e brincadeiras serão enfocados com a finalidade de elaboração de livros, vídeos e CDs para uso didático nas escolas Terena e nas ações educativas desenvolvidas pelo Museu Antropológico junto às escolas de Goiânia e do Estado de Goiás.
Fuente: Assessoria de Comunicação
