noticia3550.JPG

Termina hoje o prazo para inscrições ao Mestrado em Comunicação

In 09/10/07 08:09 .
Interessados podem escolher as linhas de pesquisa _Mídia e Cultura_ ou _Mídia e Cidadania_

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG encerra hoje, dia 5, as inscrições ao processo seletivo para o preenchimento de dez vagas no curso de Mestrado (seis para a linha de pesquisa “Mídia e Cultura” e quatro para “Mídia e Cidadania”).

Os interessados devem inscrever-se no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do Programa, na Facomb-UFG (Câmpus II). Poderão candidatar-se à seleção os portadores de certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação nas áreas de Comunicação Social, Biblioteconomia e outras áreas afins, a critério da CPG – obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, registrado ou revalidado de acordo com os termos da legislação vigente.

Os formandos do ano letivo de 2007, que comprovem, mediante declaração da Instituição Ensino Superior correspondente, que estão concluindo o Curso, poderão participar do processo de seleção e estarão obrigados a apresentar o comprovante de colação de grau no ato da matrícula. O processo seletivo prevê as seguintes etapas: prova de suficiência em língua estrangeira, prova escrita, avaliação do projeto de pesquisa e argüição oral.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação e sobre o curso podem ser obtidas nos sites: www.prppg.ufg.br ; www.facomb.ufg.br , ou na secretaria do PPG/Facomb. Telefones: (62) 3521 1335, Fax (62) 3521 1333, e-mail: mestrado@facomb.ufg.br.

Clique aqui para conferir o edital na íntegra.

Abaixo, veja o cronograma e as linhas de pesquisa.

 Cronograma

Seleção do PPG - Comunicação/2008

Cronograma

Data

Etapas

Horário

 

Inscrições

08/10/07 a 05/11/07

Período de inscrições

09h00 às 12h00

14h00 às 17h00

09/11/07

Divulgação da Homologação das inscrições

Até 17h00

Primeira Etapa

12/11/07

Realização do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira

14h00 às 17h00

13/11/07

Realização da Prova Escrita

14h00 às 18h00

23/11/07

Divulgação dos resultados do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira e da Prova Escrita

Até 16h00

26/11/07

Recebimento de recursos do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira e da Prova Escrita

Até 16h00

28/11/07

Divulgação dos resultados dos recursos do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira e da Prova Escrita

Até 16h00

Segunda-Etapa

03 a 07/12/07

Análise dos Projetos e Entrevistas

Até 16h00

07/12/07

Divulgação dos resultados da análise dos Projetos e das entrevistas

Até 16h00

10/12/07

Recebimento dos recursos das análises de Projetos e da argüição oral

Até 16h00

12/12/07

Divulgação dos resultados dos recursos referentes à análise dos Projetos e das entrevistas

Até 16h00

14/12/07

Divulgação do Resultado Final

Até 16h00

 

LINHAS DE PESQUISA

 

1. Mídia e Cultura

Ementa: Estudo da produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural, multiculturalismo e globalização. Estudo da mídia em suas relações com as questões culturais da contemporaneidade, ênfase sobre processos de formação de hegemonias, de práticas e valores culturais emergentes e alternativos oriundos do ambiente midiático, discursivo e imagético, das suas rotinas produtivas e relações com as demais instâncias culturais da realidade social em geral e, em especial, da sociedade brasileira.

Professores Orientadores

Prof. Dr. Goiamérico Felício

Prof. Dr. Lisandro Nogueira

Profª. Drª. Maria Eliza França

Profª. Drª. Maria Luiza Mendonça

Profª. Drª. Rosa Berardo.

Profª. Drª. Suely Gomes

 

2. Mídia e Cidadania

Ementa: Estudo da relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania política nas sociedades contemporâneas. Ênfase nos processos formativos da cidadania em suas variadas matizes políticas criadas, mantidas e transformadas pela mídia no terreno de suas intervenções sócio-políticas. Estudos que envolvem a natureza e estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias.

Professores Orientadores:

Profª. Drª. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer

Profª. Drª. Fátima Garbelini

Prof. Dr. Luiz Signates

Prof. Dr. Magno Medeiros

Fonte: ASCOM/UFG