Vice-presidente do CNPq faz palestra de abertura do Conpeex
O IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) começou nesta segunda-feira e prossegue atéa próxima quinta feira, dia 11. O tema central do congresso é “Ciência, Educação e Compromisso social” e ocorre no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem como objetivo a divulgação interna do conhecimento científico, tecnológico, cultural, social e humanístico produzido na UFG e a divulgação à comunidade externa, beneficiando-a por meio do compromisso de preservação ambiental, da flora e da fauna.
A conferência de abertura foi realizada no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) e foi ministrada pela Vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Maria Panizzi, e tratou da “Pesquisa e desafio da formação profissional”. Além da professora, a mesa diretiva foi composta pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e a representante da organização do congresso, professora Dalva Eterna Gonçalves.
Edward Madureira destacou a importância de incentivar a pesquisa e também o crescimento e consolidação da universidade na área. “Pesquisa e pós-graduação são coisas relativamente novas na UFG, mas estamos nos consolidando como uma das principais instituições de pesquisa do Centro-oeste. A UFG está presente em quase 80% dos projetos aprovados nos editais de pesquisa do estado de Goiás”.
Wrana Maria Panizzi enfatizou que congressos, como o CONPEEX, são importantes para que se discuta o fazer acadêmico e o papel social da universidade, proporcionando uma interação entre alunos, professores, servidores e comunidade. Para a professora, não há possibilidade de uma boa educação se ela não for feita de maneira coletiva, visando o bem estar social, pois a educação é um bem público.
A vice-presidente do CNPq traçou o perfil a ser construído durante a formação profissional. Wrana explicou que os profissionais devem atender aos requisitos exigidos pelo mercado de trabalho, mas não podem ser homogeneizados. “Hoje é preciso ter conhecimento geral e específico, ter formação básica, ser empreendedor, saber organizar o pensamento para o mundo prático e, acima de tudo, gostar do que se faz”.
A cada ano o Conpeex ganha mais visibilidade. Nesta edição foram 4.493 inscritos, enquanto, no ano passado, 3 mil. Mais de 550 pôsteres serão apresentados, três conferências, quatro mesas de discussão, três palestras, uma oficina, shows, teatros e 15 eventos simultâneos. O congresso é uma proposição da gestão da universidade e é de responsabilidade das pró-reitorias da UFG.
Fuente: Assessoria de Comunicação
