Inauguração do Centro de Aulas abre o Conpeex 2007 nesta segunda-feira
A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugura nesta segunda-feira, às 8h, o seu mais novo Centro de Aulas, situado no Câmpus Samambaia. O novo edifício recebeu recursos do Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), criado pelo Ministério da Educação (MEC), e de emendas parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional.
O prédio disponibiliza espaço para aulas, conferências e diversos eventos de qualquer faculdade do Câmpus II. A obra reformulou o antigo Instituto de Matemática e Estística e, hoje, o novo edifício possui três andares e vai atender 1.350 estudantes. Foram criados dois pavimentos superiores, que contêm 29 salas da aula com capacidade variada de 60, 50, 40 e 20 pessoas por sala.
Diferente de outras faculdades, o Centro de Aulas não se restringe a ser um espaço somente para a realização das atividades de um curso específico, mas será utilizado pelos cursos que carecem de lugares para realizar suas atividades. Parte da programação do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG, que irá ocorrer de 8 a 11 de outubro, ocorrerá no prédio. Estão previstas atividades científicas e acadêmicas, inclusive apresentações de trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e dos programas de pós-graduação da Universidade.
O Centro de Aulas também será ocupado pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, atualmente alojados na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG. Esses cursos são ministrados no período noturno. A obra foi gerenciada pelo Centro Gestor do Espaço Físico (Cegef) e iniciou-se em dezembro de 2006. O prédio tem cerca de 1.662 m², custou mais de R$ 1 milhão de reais e a arquitetura do prédio foi desenvolvida para garantir a acessibilidade dos estudantes. Há um elevador específico para servir aos deficientes físicos e pessoas idosas, como também sanitários adaptados.
Para a construção do Centro de Aulas foram utilizados recursos financeiros provenientes de emendas ao orçamento 2007 da UFG, apresentadas pelos seguintes deputados federais do Estado de Goiás: Carlos Alberto Leréia (PSDB), Raquel Teixeira (PSDB), Rubens Otoni (PT) e também dos ex-deputados federais Vilmar Rocha (DEM) e Neyde Aparecida da Silva (PT).
Fonte: ASCOM/UFG
