noticia3455.JPG

Morre o professor Genesco Ferreira Bretas

In 19/09/07 14:44 .
Educador foi um dos pioneiros na implantação de cursos na UFG e UCG

Morreu nesta terça-feira, aos 95 anos, o professor Genesco Ferreira Bretas. Nascido em Caldas Novas em 1911, foi um dos maiores estudiosos da História da Educação no estado, além de ter sido um dos primeiros professores do Lyceu de Goiás e um dos pioneiros na implantação dos cursos de educação nas Universidades Federal de Goiás (UFG) e Católica de Goiás (UCG).

Sua obra História da Instrução Pública em Goiás (1991, Editora da UFG) é livro fundamental para os estudiosos. O professor Genesco marcou como educador a vida da sociedade goiana, pois lecionou em todos os níveis: fundamental, médio e superior e ministrou aulas de Língua Inglesa, História, Filosofia, Educação de Didática Especial, Didática Geral, Literatura, Anglo-Americana etc.

Além de exercer quase todos os cargos administrativos possíveis na rede escolar, inclusive o de Secretario Municipal de Educação e de Diretor do Lyceu e do Instituto de Educação, foi professor na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás e, finalmente, na Faculdade de Educação, como titular, em dedicação exclusiva. Aposentou-se em 1994.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Adufg