Biodinâmica é tema do IV Seminário de Agricultura Orgânica

在 11/09/07 17:38 上。
Evento integra o Agro Centro Oeste 2007. Confira a programação

A procura cada vez maior por alimentos livres de agrotóxicos, ambiental e socialmente corretos leva produtores e consumidores de Goiás e do país a buscar formas sustentáveis para a agricultura, como as alternativas orgânicas e biodinâmicas. Além de ocuparem cada vez mais a mesa de simpatizantes, esses alimentos também ganham espaço nos grandes eventos do setor agrícola. A Agro Centro Oeste, que prossegue até o sábado, é um desses ambientes nos quais a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica (Adao-Go) tem presença garantida.

Em oito edições de feira, este já é o quarto ano em que a Adao participa das discussões sobre formas sustentáveis de cultivo. Durante o encerramento da VIII Agro Centro Oeste, no dia 15 de setembro, será realizado o IV Seminário de Agricultura Orgânica, com a palestra do engenheiro agrônomo, Dr. Andreas Attila de Wolinsk Miklos, professor da Universidade de São Paulo. O tema abordado por ele será a “Agricultura Biodinâmica em escala de mercado”, começa às 09:30hs, no Auditório Pequi.

Na ocasião, o palestrante põe-se à disposição para discutir nos meios de comunicação a importância do alimento biodinâmico, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde humana. O professor-doutor, Áttila Miklos, também poderá traçar um quadro da produção e comercialização de biodinâmicos no Brasil, bem como poderá tratar de órgãos certificadores desses alimentos.

 

A Agricultura Biodinâmica

 

Dentro dos manejos agrícolas alternativos, a Biodinâmica é uma modalidade fundamentada nos princípios da Antroposofia. Originou-se a partir de uma série de oito conferências ministradas por Ruldof Steiner, no ano de 1924, em Koberwitz, Alemanha (atualmente localizada na Polônia). Os estudos posteriormente deram origem ao Curso Fundamental em Agricultura Biodinâmica.

Os fundamentos da biodinâmica baseiam-se na diversificação, integração e auto-sustentação da propriedade agrícola. Numa fazenda biodinâmica as diversas atividades se complementam e se apóiam mutuamente para constituir, a médio e longo prazo, um ciclo fechado de nutrientes, de modo a reduzir a compra de insumos externos.

 

Programação do IV Seminário de Agricultura Orgânica
 
15/09/2006-  SÁBADO
9h- Abertura - Evento cultural e apresentação da entidade pela presidenta
Lisbeth Oliveira
9:30h às 11h - Palestra: “Agricultura Biodinâmica em escala de mercado“ – Dr.
Andreas Attila de Wolinsk Miklos
11h às 12h – Debate
12h às 14h – Almoço
14h às 14:30h – Evento Cultural e apresentação da ADAO  pelo Conselho
Técnico
14:30 às 15:30h – Experiência de Brasília – Mercado Orgânico – Sra.  Massae
Watanabe
15:30h às 16:30h – Debate
16:30h às 17h – Encerramento

 

Contatos:

Robson - Eng° Agrônomo com formação em Biodinâmica – 3204 – 4166

Dr. Andreas Attila de Wolinsk Miklos – contato com a assessoria da Adao

 

AGRO CENTRO OESTE 2007

11 a 15 de setembro de 2007, de 9h às 21 h. Sábado, dia 15, de 9 às 17 horas.

Universidade Federal de Goiás

Campus II – Goiânia/GO

Rodovia Goiânia – Nova Veneza, Km 0.

Assessoria de Imprensa – ADAO-GO

Carollyne Almeida –8454-6936

Maraísa Lima – 8163-0791

Paulo Henrique dos Santos – 9944-9050

资源: ADAO