ICB e HC oferecem Curso de Diagnóstico de Anomalias de Fundo Genético

On 11/09/07 06:21 .
O curso é dirigido aos profissionais de saúde do Hospital das Clínicas e da Secretaria Municipal de Saúde

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e o Hospital das Clínicas (HC) da UFG, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estarão oferecendo o Curso de Extensão Bases de Triagem e Diagnóstico de Anomalias de Fundo Genético: aconselhamento genético e diagnóstico pré-natal, de 14 de setembro de 2007 a 14 de março de 2008. O curso terá 20 vagas destinadas aos biólogos, biomédicos e médicos do HC (10) e da SMS (10). As inscrições encontram-se abertas até esta terça-feira.

 

O curso visa capacitar os profissionais da área de saúde para a realização de exames citogenéticos e de diagnóstico de anomalias de fundo genético. De acordo com a coordenadora do curso, professora Rosângela Hatori Rocha, o que se pretende é formar uma rede de pessoas com conhecimentos para identificar e discutir as síndromes genéticas. Esses profissionais devidamente qualificados serão os irradiadores do conhecimento para que se formem junto à SMS/SUS e o HC/UFG equipes técnicas aptas a suprir a demanda de exames citogenéticos.

 

Atualmente, a SMS e o HC/UFG têm encaminhado os exames de ordem genética a outros centros fora do Estado de Goiás, o que demanda tempo e substancial aumento de custos, prejudicando o atendimento aos pacientes e onerando ainda mais os órgãos públicos de saúde. Mesmo os profissionais de saúde que trabalham na iniciativa privada têm encaminhado estes casos a outros centros.

 

Segundo a coordenadora, a iniciativa é o primeiro passo para a implantação de um serviço público de Aconselhamento Genético em Goiânia, que será oferecido no HC. O serviço viabilizará a triagem, atendimento, execução de exames laboratoriais, diagnóstico, informação e possível tratamento de portadores de patologias de fundo genético, minimizando seqüelas, melhorando a qualidade e a expectativa de vida desses pacientes, além de promover ações preventivas como cálculo de risco de recorrência para futuras gestações.

 

O curso terá uma carga horária de 132 horas, divididas em 48 horas de aulas teóricas e 84 horas de aulas práticas. Será ministrado às sextas-feiras, das 08 às 12h e das 14 às 18h, no Laboratório Didático de Genética, do Departamento de Biologia Geral do ICB, pelo professor Gilberto Antônio de Oliveira (Unesp).

 

O conteúdo programático inclui estudos sobre hereditariedade; divisões celulares; natureza do material genético; estrutura e morfologia cromossômica; alterações cromossômicas numéricas e estruturais e suas conseqüências; sindromologias genéticas na espécie humana; citogenética molecular; citogenética do câncer; aconselhamento genético e diagnóstico pré-natal.

 

Mais informações pelo telefone (62) 3521-1205.

 

Quelle: Ascom-HC