noticia3368.jpg

Especialista profere palestra sobre a imprensa no Líbano

Sur 30/08/07 14:59.
Professores Emile Maakaroun e Karam Tannous promovem diálogo entre universidades
 

    O professor de história da Universidade Libanesa Emile Maakaroun proferiu, na última quinta-feira, na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás ( UFG), a palestra Imprensa no Líbano.  Maakaroun respondeu a perguntas do público a respeito da participação do partido Hezbollah no governo libanês, e fez alusão à pluralidade política e religiosa existente no governo e na imprensa de seu país. Participaram do debate representantes da Confederação das Entidades Líbano-brasileiras ( Confelibras), professores da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da UFG ( FCHF) , da Facomb e estudantes de diversos cursos.

    Trata-se de um esforço conjunto entre os meios acadêmicos brasileiros e libaneses para a criação de dois programas de intercâmbio entre os países. Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, um dos programas propõe a implementação de cátedras para a difusão da cultura brasileira, e o outro estimula a ida de doutores brasileiros para o Líbano e vice-versa.

    O professor Maakaroun compareceu ao Seminário Acadêmico Brasil-Líbano nos dias 27 e 28 de agosto em Brasília. A convite da coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG ( CAI), Profa. Ofir Bergemann de Aguiar, Maakaroun veio a Goiânia para ministrar a palestra e para se reunir com o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil. O Campus de Catalão da UFG recebeu também o padre e professor da Universidade Saint-Esprit de Kaslik, Karam Tannous para a palestra O Conflito Libanês ( 1975-1991).

Source: ASCOM