Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva integra pesquisadores e docentes
Pesquisadores e profissionais da área de saúde das diversas unidades acadêmicas da UFG fundaram recentemente o Núcleo de Estudos
Cerca de cinqüenta pessoas se associaram ao núcleo, entre professores das Faculdades de Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Direito, FCHF e do IPTSP (Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública), além de profissionais ligados à Secretaria Estadual de Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde. O próximo passo após a assembléia será o encaminhamento do regimento do NESC para avaliação na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC).
O NESC-UFG deverá se constituir como elemento de cooperação técnica na busca do desenvolvimento de competências individuais e institucionais que visem à consolidação do SUS. Segundo o coordenador geral do NESC, professor Elias Rassi, o núcleo servirá como espaço reflexivo de debate visando atender as demandas e necessidades do sistema. “O núcleo terá uma importância muito grande para a consolidação do SUS, contribuindo como espaço democrático e crítico, uma vez que um sistema de saúde que atende mais de cem milhões de pessoas em todo o país exige uma reflexão constante e uma reconstrução permanente dos seus mecanismos de gestão e do seu planejamento administrativo”, diz.
O professor explica que a criação do núcleo surgiu de uma necessidade de intensificar os relacionamentos entre os diferentes setores de saúde coletiva que se encontram dispersos nas diferentes unidades acadêmicas da UFG. “O núcleo promoverá uma articulação entre os inúmeros profissionais da UFG que trabalham na área de saúde coletiva, mas encontram-se atualmente isolados em suas unidades, possibilitando a formulação de projetos comuns”, afirma.
De acordo com a professora Claci Fátima Weirich Rosso, uma das sócio-fundadoras do NESC, os professores terão mais amparo para seus projetos quando estes forem apresentados pelo núcleo. “Os projetos deixam de ser da faculdade e passam a ser do núcleo, que tem mais representatividade perante às instituições de fomento”, explicou.
O NESC seguirá as diretrizes do CONSUNI (Conselho Universitário) da UFG e suas atividades se incluirão dentro das linhas de pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades do núcleo, se incluem as de docência; de pesquisa de caráter multi e interdisciplinar; prestação de serviços de assessoria; elaboração de projetos; produção e publicação de textos, relatórios e pesquisas; e a formação e capacitação de recursos humanos para o SUS.
Além das unidades acadêmicas da UFG, poderão participar das atividades do núcleo os órgãos gestores de saúde coletiva, como as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a Fundação Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), órgãos de prestação de serviços de saúde, além das instituições responsáveis por políticas públicas voltadas à proteção social e bem-estar das comunidades, como Secretaria de Justiça, Departamento de Trânsito, Secretarias de Trânsito, entre outros.
Para o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o NESC significa o resultado de uma boa parceria entre a UFG e órgãos dos governos municipal e estadual. “Quando vemos universidade, governo estadual e governo municipal juntos, debatendo e fazendo estudos nessa linha, naturalmente podemos esperar que políticas públicas melhores sejam pensadas”, afirmou.
A captação de recursos para financiamento das atividades do NESC se dará por meio do Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, dos parceiros institucionais do núcleo, além do próprio núcleo, resultante da apresentação de seus projetos às diversas instituições de fomento.
Composição - A assembléia de fundação do NESC, realizada no dia 18 de junho, teve caráter deliberativo para definir sobre o regimento do núcleo e a criação de suas coordenações. A mesa foi coordenada pelos professores João Teodoro de Pádua, coordenador geral de pesquisa da PRPPG, Classi Fátima Weirich Rosso (FEN) e Elias Rassi (IPTSP). A criação do núcleo também teve o apoio do pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária (PROCOM), Ernando Melo Filizzola; do secretário estadual de saúde, Cairo de Freitas e do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.
Os presentes deliberaram pela organização do núcleo em três coordenações: Coordenação de Pesquisa, sob a coordenação da professora Marta Rovery de Souza (FCHF); Coordenação de Ensino, sob a responsabilidade de Nelson Bezerra de Barbosa (SES); e Coordenação de Extensão e Eventos, que será coordenada por Sandro Rogério Rodrigues Batista (SMS). Além das coordenações, ficou deliberado pela definição do nome do professor Elias Rassi (IPTSP) como coordenador geral do NESC, e foi criada uma Secretaria Executiva, que ficará sob a responsabilidade da professora Luciana Alves de Oliveira (HC).
Source: Ascom-HC
