Paulo César Veiga Jardim assume direção da Fundahc
A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (FUNDAHC) empossou nesta sexta-feira, 27, o novo diretor executivo dessa instituição. O professor Paulo César Veiga Jardim foi o escolhido entre os membros do Conselho Curador para substituir o professor Hélio Moreira, que dirigiu a fundação de 2003 até hoje.
A solenidade de posse, que ocorreu a partir das 10h30, na sede da fundação, contou com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil; da curadora de Fundações do Ministério Público da Comarca de Goiânia, Marlem Leides Ferreira Machado; do diretor do Hospital das Clínicas, professor José Garcia; do diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa; do diretor do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof), professor Marcos Ávila; dentre outros.
A curadora de fundações do Ministério Público, Marlem Leides, abriu a solenidade lendo o Termo de Posse. Em seguida, a curadora fez um discurso em que enfatizou o papel de supervisão e fiscalização do Ministério Público para garantir a regularidade das fundações. “Os critérios começam a ser cobrados no primeiro dia e terminam no último dia do ano, porque a Curadoria é implacável”, enfatizou.
A curadora também elogiou a gestão do professor Hélio Moreira, durante a qual a FUNDAHC conquistou em dois anos seguidos (2005-2006) o primeiro lugar na prestação de contas à Curadoria, entre 46 fundações.
Na ocasião, Hélio Moreira foi homenageado pelos funcionários em relação à gestão que executou e discursou que estará sempre acompanhando as atividades da FUNDAHC, mesmo que longe da direção. “Não vou dizer adeus, prefiro dizer até logo”, disse o ex-diretor, que continuará como um dos membros do Conselho Curador da FUNDAHC.
O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, deu as boas-vindas ao professor Paulo César e elogiou o crescimento da FUNDAHC. “Nada seria possível sem a supervisão da Drª Marlem e a colaboração de todos os funcionários”, afirmou. O diretor do Hospital das Clínicas da UFG, osé Garcia, espera que a parceria entre a FUNDAHC e o HC possa se fortalecer na gestão do novo diretor. “Espero que a fundação aumente a capacidade de captação de recursos e que siga a linha mestra da administração do reitorado do professor Edward Madureira, que tem se mostrado de uma grande capacidade e eficiência”, acrescentou.
Desafios da nova gestão – Paulo César, eleito para o período 2007/2010, proferiu um discurso em que destacou o desafio de continuar a gestão de Hélio Moreira. “O desafio é grande, porque tudo o que o Dr. Hélio fez em sua gestão, e sob a supervisão da Drª Marlem, deu à fundação um grande destaque”, declarou.
Em sua gestão, o novo diretor pretende tornar a FUNDAHC uma instituição de utilidade pública e estender o apoio da fundação ao Hospital das Clínicas da UFG, e às unidades de pesquisa e ensino, como a Faculdade de Enfermagem e a Faculdade de Medicina.
Atualmente, Paulo César integra o corpo docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (FM) e coordena as atividades da Liga de Hipertensão Arterial, também da FM.
Trajetória de aprendizado - O Presidente do Conselho Curador da FUNDAHC e também Diretor do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG, Marcos Ávila, fez uma breve reconstituição histórica da fundação para lembrar que ela já passou por momentos críticos, mas que foram superados através de uma trajetória de aprendizado de seus dirigentes.
Marcos Ávila destacou, na gestão de Hélio Moreira, a liquidação da dívida da fundação e a compra do terreno para a construção da sede da FUNDAHC como exemplos da boa gestão do último diretor.
A FUNDAHC é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída no ano de 1998, para dar apoio técnico e financeiro ao Hospital das Clínicas e a programas de assistência médico-hospitalar, ensino e pesquisa em geral.
Fonte: Ascom/HC-UFG
