Pró-reitores encaminham propostas ao Fórum Nacional de Assuntos Comunitários e Estudantis
Os pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis da região Centro-Oeste reuniram-se na última quarta e quinta-feira, em Goiânia, para debaterem questões relativas à assistência estudantil, políticas afirmativas e expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Após dois dias de discussões, os pró-reitores elaboraram uma pauta de propostas e sugestões, que será encaminhada ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), ainda sem data definida.
Os principais pontos levantados foram: concurso público para assistência técnica para a assistência estudantil; criação de um fundo para a assistência estudantil; maior apoio para mobilidade acadêmica; ações afirmativas; Conexões de Saberes como uma assistência estudantil.
O pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom) da UFG, Ernando Melo Filizzola, fez um saldo positivo do encontro salientando a importância de levantar propostas, discutir mudanças e trocar experiências.
No primeiro dia do evento, no mini-auditório do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), os pró-reitores das Universidades Federais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiás discutiram a situação e levantaram propostas para o Restaurante Universitário (RU), o Programa Nacional de Bolsa Permanência, a Constituição de Fundo Nacional de Assistência, a assistência à saúde dos estudantes, políticas de esporte e lazer, além de concursos para a contratação de assistentes sociais, de saúde, e funcionários para os RU’s.
Na ocasião, foi exposta a situação das quatro Casas dos Estudantes existentes hoje, das quais, três estão sob responsabilidade da UFG e uma da Universidade Católica de Goiás (UCG). Segundo Ernando Filizzola, a instituição vai retomar a coordenação do processo de seleção para a entrada dos estudantes na casa. “O objetivo é dar prioridade para que os estudantes da UFG consigam a vaga”, explicou. Dois representantes dos estudantes estavam presentes.
Na quinta-feira, o encontro ocorreu na sala de reuniões da Reitoria da UFG, com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da instituição, professor Anselmo Pessoa. A pauta da reunião incluiu discussões acerca das ações afirmativas nas Ifes / Programa Conexões de Saberes, e sobre os planos de reestruturação e expansão das Ifes: propostas da Universidade Nova e Expansão Noturna. A estudante de Jornalismo da UFG, Francislanda Rodrigues Penha, discorreu sobre o que o projeto Conexões de Saberes tem propiciado a ela: “O projeto pode ser resumido, a meu ver, em ampliação de horizontes. Hoje, eu me conheço como aluno da Universidade”. A coordenadora de Articulação de Estudantes de Graduação e Pós-graduação da UFMT, ao concordar com a aluna, acrescentou que projetos como esses devem ir além de uma bolsa e um currículo, mas devem propiciar uma vivência com a Universidade.
资源: Assessoria de Imprensa UFG.
