Recital de piano inaugura projeto _Medicina em Concerto_
O Teatro Asklepiós, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, abre oficialmente suas portas no próximo dia 27 de março, última sexta–feira do mês, para apresentar, às 20h30, um recital de piano que irá inaugurar o projeto “Medicina em Concerto” Série 2007 – Ano Camargo Guarnieri. O recital será apresentado pelo duo pianístico formado Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, com uma programação que inclui peças dos compositores F. Kreisler, Czerny, Brahms, Ronaldo Miranda, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone.
O Teatro Asklepiós, que promete se estabelecer como mais um espaço cultural de excelência em Goiânia, será aberto ao público mensalmente de agora em diante para apresentações musicais com artistas locais, nacionais e estrangeiros, na última terça-feira do mês. Também será palco para apresentação de peças teatrais e outros espetáculos artísticos, com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral mais uma opção de lazer em ambiente cultural.
Para o diretor da Faculdade de Medicina (FM), professor Heitor Rosa, com o início da temporada “Medicina em Concerto” será aberta uma nova etapa cultural na escola, que tem como meta incentivar entre os estudantes um gosto maior pela atividades artísticas, em especial pela música. “Nosso novo espaço cultural terá um duplo e importante papel: despertar sensibilidade artística na comunidade acadêmica e ao mesmo tempo estabelecer uma integração maior da FM com a sociedade goianiense”, afirma.
O Teatro Asklepiós, com 380 lugares em modernas instalações, está equipado para se constituir numa das melhores salas acústicas da capital, contando com camarins, coxias e sistema especial de som e iluminação, além de um piano de cauda recentemente adquirido pela diretoria da Faculdade de Medicina.
Instalado no espaço de antigo auditório da escola, está decorado em sua entrada com uma estátua do deus Asklepiós - considerado deus da medicina - vinda da Grécia. Asklepiós, segundo a mitologia grega, tinha o dom de curar e até de ressuscitar. Sua figura traz em uma das mãos um bastão com uma cobra enrolada – o caduceu – que é o símbolo da medicina.
Simultaneamente ao início da temporada “Medicina em Concerto”, na noite do próximo dia 27 se dará continuidade ao Projeto Galeria Aberta de Arte da FM, que se constitui numa parceria com o Museu de Artes de Goiânia. Instalada no hall do Teatro Asklepiós, a exposição de pinturas com trabalhos de expoentes das artes plásticas em Goiás, que integram o acervo do museu. Desse acervo, que contém 56 peças, 16 estarão expostas na FM durante três dias.
Todas em óleo ou acrílico sobre tela com dimensão de 60cm x 80cm e com temas diversos, as obras são de Cleber Gouveia, Cléa Costa, Selma Parreira, Fernando Thommen, M Cavalcante, Fé Córdula, Yeda Schmaltz, Juca de Lima, Saida Sores, João Colagem, D J Oliveira, Dek, Ciça Fittipaldi, Telma Alves, G Fogaça e Nonato.
LOCAL: Teatro Asklepiós - Faculdade de Medicina da UFG
(Entrada pela Rua 235 – Setor Universitário, em frente à Fac. de Educação)
资源: Assessoria de Imprensa/FM
