Palestra abre o curso de prevenção ao uso de drogas nas escolas
Ocorreu no dia 7 de março, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), a aula inaugural do curso “Prevenção ao Uso de Drogas”. A palestra “Educação para a saúde na prevenção da drogadição no contexto da escola" foi proferida pela psicóloga e professora da Universidade de Brasília (UnB), Maria Fátima Olivier Sudbrack, que coordena o Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi/UnB). Estiveram presentes na cerimônia, o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil; a diretora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), professora Maria José Oliveira de Faria Almeida; o diretor do Centro de Ensino Federal Tecnológico (Cefet/GO), professor José Sérgio Sarmento Garcia; a articuladora do projeto no Cepae, assistente social Ivone Gomes da Santana Moura; e a articuladora do projeto no Cefet, professora Maria do Carmo Canto Martins Meloni.
O curso é uma parceria da UnB com a UFG e está sendo oferecido aos professores do ensino médio do Cefet/GO e do Cepae/UFG. Ele é ministrado por meio de módulos semi-presenciais, sob a coordenação das professoras da UFG, Tânia Maria da Silva Ferreira, supervisora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), e Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira, que desenvolve o Programa de Estudos e Prevenção ao Suicídio (PATS) no Hospital das Clínicas da UFG (HC). O curso será finalizado em agosto com a apresentação dos projetos de prevenção que os educadores farão para as suas escolas.
Além da palestra, foi discutido as propostas das datas das aulas presenciais. Na sexta-feira, foi ministrado um curso de acesso à plataforma Moodle, que será usada pelos alunos e professores do curso para manterem contato virtual. O curso será oferecido na UFG Virtual, no prédio da Biblioteca Central no Câmpus II, das 8h às 12h.
Fuente: Assessoria de Comunicação da UFG (ASCOM UFG)
