Revista da FEN-UFG ganha proje__o internacional
Sur 07/12/06 09:09.
A revista eletrônica da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi classificada como “C” internacional, pelo Programa “Qualis Capes”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A revista eletrônica de Enfermagem surgiu em 1999 por iniciativa dos professores Joaquim Tomé de Souza e Marcelo Medeiros.
“A publicação surgiu da necessidade de colocar na rede um periódico de acesso livre, um “Open Journal”, com o objetivo de atender a comunidade da saúde, em especial o público de Enfermagem”, ressaltou o professor e diretor da FEN, Marcelo Medeiros. A revista é publicada quadrimestralmente, e é a primeira publicação exclusivamente eletrônica de enfermagem no Brasil. O conselho editorial é composto por enfermeiros e pesquisadores, ligados à universidade em nível internacional. Segundo ele, “a prioridade zero é que a revista seja consolidada, enquanto uma atividade de extensão”.
Entenda o “Qualis Capes”
O Programa “Qualis Capes” é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. Tal processo foi concebido pela CAPES para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação, e baseia-se nas informações fornecidas pelos programas de coleta de dados. A classificação é feita ou coordenada pelo representante de cada área e passa por processo anual de atualização. Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós-graduação são enquadrados em categorias indicativas de qualidade - A, B ou C - e do âmbito de circulação dos mesmos - local, nacional ou internacional. As combinações dessas categorias compõem nove alternativas indicativas da importância do veículo utilizado, e, por inferência, do próprio trabalho divulgado.
Source: Assessoria de Imprensa da UFG
