Vestibular 2007: isen__o da taxa do vestibular
En 21/07/06 07:53 .
Encerra-se na próxima quinta-feira, 10, o prazo para inscrições à isenção da taxa do vestibular da UFG. O interessado deve fazer o cadastramento no sítio www.vestibular.ufg.br. No total, o Centro de Seleção da UFG vai conceder até 2.500 isenções ao processo seletivo 2007: 1886 em Goiânia, 240 em Catalão, 295 em Jataí e 49 na cidade de Goiás. A isenção da taxa é um benefício que visa assegurar ao candidato procedente de famílias de baixa renda a oportunidade de acesso gratuito ao processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação.
O contemplado com a isenção da taxa de inscrição será dispensado do pagamento das taxas de cadastro e de matrícula do semestre de ingresso em 2007, caso seja classificado no vestibular.
O processo será desenvolvido em duas fases, sendo a primeira destinada ao cadastramento via internet e a segunda ao recebimento da documentação. De 14 a 16 de agosto o interessado deverá entregar, pessoalmente, os documentos solicitados no ato do cadastramento, em um dos seguintes locais: campus Goiânia/UFG: rua 226, Quadra 71 s/n, Setor Universitário (das 8h às 11h e das 14h às 19h); campus de Catalão/UFG: av. Lamartine P. Avelar nº 1120, Setor Universitário, Catalão – GO (das 8h às 11h e das 13h às 21h); campus de Jataí /UFG: rua Riachuelo nº 1530, Bairro Samuel Graham, Jataí – GO (das 8h às 11h; das 13h30 às 16h e das 19h às 21h); extensão cidade de Goiás: av. Bom Pastor s/n (das 18h às 22h). O local de devolução do material da isenção deve ser o mesmo onde será ministrado o curso pretendido pelo candidato para inscrição no processo seletivo.
Somente poderá solicitar o benefício o interessado que tenha cursado todo o Ensino Médio em escola pública, por via regular ou da suplência; não esteja matriculado na UFG, em curso de graduação, mesmo que com matrícula trancada; e não seja portador de diploma de curso superior de graduação.
A concessão de isenção da taxa de inscrição não significa inscrição ao Processo Seletivo/2007. Para isso, o beneficiado deverá seguir as instruções constantes no Edital do Processo Seletivo/2007 e efetuar a sua inscrição em um curso ministrado na cidade para a qual foi contemplado com a isenção da taxa de inscrição.
O candidato deverá apresentar fotocópia do comprovante de rendimento do mês de junho ou julho de 2006 de todas as pessoas que contribuem na despesa da residência. Considerar todas as pessoas (você, pai, mãe, avós, irmãos, cônjuge, filhos, primo, amigo, conhecido etc) que recebem ganhos financeiros.
A seleção será realizada em duas etapas: triagem e avaliação socioeconômica. A triagem consiste na verificação da documentação, preenchimento correto dos dados solicitados no cadastramento e análise dos dados coletados. A avaliação socioeconômica se dará por meio da análise de toda a documentação com base nos dados fornecidos pelo candidato no cadastramento e de acordo com instrumentos e critérios elaborados por profissionais da área de serviço social. Durante a avaliação socioeconômica, o Centro de Seleção poderá, ainda, realizar contatos telefônicos ou visita domiciliar. Não será concedida a isenção de taxa ao candidato que apresentar documentação incompleta. A relação dos candidatos contemplados será divulgada dia 8 de setembro de 2006, na sede do Centro de Seleção, nos campus de Jataí e Catalão e na extensão da cidade de Goiás, e no sítio www.vestibular.ufg.br.
Documentos comprobatórios
Serão considerados documentos comprobatórios de rendimento: 1) empregados: contracheque ou recibo de pagamento de salário ou declaração do empregador ou carteira profissional (páginas de identificação - frente e verso, do contrato de trabalho e da última atualização salarial); 2) aposentados e Pensionistas: contracheque ou carnê de aposentadoria ou pensão ou extrato trimestral do benefício do INSS ou comprovante de saque bancário do benefício e cartão magnético; 3) autônomos e prestadores de serviço: recibo de prestação de serviços ou comprovante de recolhimento de INSS ou declaração do exercício de atividade autônoma (em modelo próprio) ou escritura de terra, se os pais forem proprietários de terra e a família sobrevive deste tipo de renda; 3) desempregados: carteira profissional (páginas de identificação - frente e verso e do último contrato de trabalho), rescisão de contrato e documento de auxílio-desemprego ou declaração de que está desempregado (em modelo próprio); 4) outros documentos que podem comprovar renda: contrato ou recibo de aluguéis ou arrendamento; declaração de imposto de renda do último ano ou recibo de pensão alimentícia.
Abaixo, disponibilizamos para download o edital da isenção da taxa do vestibular.
Fuente: Assessoria de Imprensa da UFG
