noticia2121.jpg

Aziz Ab'Saber abre a III Mostra Milton Santos

In 26/05/06 13:38 .
O presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ci_ncia (SBPC) Aziz Ab_Saber far_ a palestra de abertura da III Mostra Multicultural Milton Santos, evento organizado pela Associa__o dos Docentes da UFG (Adufg). _A revanche da natureza_ _ o tema da palestra, que ocorrer_ na pr_xima ter_a-feira, 30, _s 9h30, no audit_rio do ICB1 (Campus II-UFG).
O presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Aziz Ab’Saber fará a palestra de abertura da III Mostra Multicultural Milton Santos, evento organizado pela Associação dos Docentes da UFG (Adufg). “A revanche da natureza” é o tema da palestra, que ocorrerá na próxima terça-feira, 30, às 9h30, no auditório do ICB1 (Campus II-UFG).
No mesmo dia, às 15 horas, o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia Edson Luiz Durigon (USP), especialista em vírus e aves silvestres, participa de mesa sobre os Desafios dos novos vírus e epidemias com os colegas Charlotte Marianna Harsi (USP) e a pro-Reitora de Pós-graudação da UFG Divina das Dores de P. Cardoso, no auditório do Instituto de Saúde Pública e Patologia Tropical (IPTSP-UFG).
Cientistas divergem sobre aumento da intensidade dos furacões, pneumonia atípica é registrada em Manaus, Indonésia confirma morte de dois irmãos infectados pelo vírus H5N1 ( gripe aviária). Assuntos que estão nas manchetes, como as mudanças climáticas; os novos e velhos vírus e micróbios, que se alastram pelo mundo; a epidemia de obesidade; a importância da água; da agroecologia; e o papel do arte educação para ajudar o homem a lidar com sua própria natureza estarão em discussão de 30 de maio a 2 de junho na  3ª Mostra Multicultural Milton Santos da Associação dos Docentes da UFG – Adufg. O evento terá como tema geral A natureza em fúria.
“Hoje, tudo tem ligação com a forma como vão se agigantando os meios urbanos, com o distanciamento das pessoas do seu meio natural e a expansão agrícola que segue uma lógica destrutiva do meio ambiente. As soluções desses problemas passam pela Universidade”, diz o presidente da Adufg Romualdo Pessoa Campos Filho, professor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG (IESA).
Para debater os temas com docentes da UFG, a Adufg convidou autoridades nos assuntos da USP, UNB, Fio Cruz, UFPR e outras instituições. Toda a programação é gratuita, aberta ao público em geral e entremeada de exposições, fotográficas, científicas e apresentações artísticas.
No dia 31, às 10 horas, o pesquisador de doenças parasitárias da Fio Cruz Alfredo José Altamirano confere palestra sobre a História das Leishmanioses. Mais tarde, às 19 horas, A epidemia da obesidade será tema de debate entre professores das Faculdades de Nutrição, Medicina e Enfermagem, no Araguaia Shopping.   O contra-ataque da arte será enfocado no dia 1ª de junho, às 9 horas, por Terezinha Losada (UNB), Leda Guimarães (FAV-UFG), Sergio Barrenechea (Emac-UFG) e Eliane Leão (EMAC-UFG). Já o tema Agroecologia e as políticas publicas será abordado por Maria Virginia Aguiar (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e pela ADAO, no mesmo dia, às 11 horas no Araguaia Shopping. No dia 2 de junho, às 9 horas, a SBPC-GO lança o documentário Água no Cerrado, no auditório do IESA (Campus II-UFG), onde, em seguida, o professor Francisco Mendonça (UFPR) faz palestra sobre As mudanças Climáticas e os impactos sócio-ambientais.
Para a Adufg, que congrega os professores da única universidade federal de Goiás, a aflição da natureza e os problemas graves que estão diante de todos no planeta apontam a urgência para as questões de conservação e para o estabelecimento de novos parâmetros da relação humana com a natureza. Cientistas, professores, ambientalistas, governos e empresários e devem procurar e encontrar um caminho para a construção de um outro mundo melhor, que envolva investimento em ciência, em educação, em consciência ambiental, em justiça social, sem inviabilizar a produção econômica. É preciso prestar atenção ao que acontece no mundo e encontrar respostas adequadas à realidade capazes de assegurar um futuro sustentável.
Mais informações sobre a programação em www.adufg.org.br
 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Adufg