UFG debate novo projeto de reforma universit_ria
On 05/10/06 16:02 .
O reitor da Universidade Federal de Goiás, professor Edward Madureira Brasil, convoca os membros dos Conselhos Universitário (CONSUNI), de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC) e de Curadores da UFG para uma sessão conjunta a realizar-se na próxima terça-feira, 16, às 14h30, no auditório da Faculdade de Direito, no campus Colemar Natal e Silva. Em pauta, a reforma do ensino superior, cujo projeto apresentado pelo Governo Federal apresenta modificações consideráveis em relação à versão de 2005.
Veja abaixo, a carta enviada pelo reitor aos membros dos três conselhos.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Goiânia, 8 de maio de 2006.
Temos acompanhado o processo desenvolvido pelo Governo Lula para a elaboração de um Projeto de Lei que estabelecesse normas gerais da educação superior no Brasil. No 2º semestre de 2005 foi apresentada pelo MEC uma proposta que foi discutida com diversos setores da sociedade. Entretanto, neste mês de maio, em reunião da ANDIFES, fomos surpreendidos com a apresentação de uma nova versão do Projeto de Lei que apresenta em seu bojo muitas mudanças que descaracterizaram a proposta, principalmente no que se refere à autonomia e ao financiamento das IFES. Pode-se afirmar que não há normatização da autonomia universitária e os recursos financeiros a serem distribuídos entre as IFES só ficam definidos para os próximos 10 (dez) anos.
Queremos debater estas mudanças e, para isso, estamos convocando uma reunião conjunta dos três conselhos da UFG: Universitário - CONSUNI, de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – CEPEC e de Curadores, para o dia 16/05, às 14h30min, no Auditório da Faculdade de Direito.
Prof. Edward Madureira Brasil
- Reitor da UFG –
Abaixo, disponibilizados para cópia (arquivo pdf) três documentos: 1) o projeto de lei da Reforma da Educação Superior Brasileira, proposta pelo Governo Federal; 2) Análise preliminar do projeto, elaborado pela Andifes; 3) Quadro comparativo entre os projetos de reforma, elaborado pela Reitoria da UFG.
Source: Assessoria de Imprensa da UFG
