UFG - 1_ e 2_ lugares do Pr_mio Bitec 2005
Em 05/12/05 14:11.
O projeto _ patrocinado pelo IEL Nacional, Senai, Sebrae e CNPq, e desenvolvido pelo estudante, com orienta__o de um professor dentro de uma empresa, com vistas a transferir conhecimentos das institui__es de ensino superior para micro e pequenas empresas por meio de pesquisas e estudos, possibilitando apoio ao progresso tecnol_gico, a produtividade e a competitividade.
Denominado Bolsa Bitec (Inicia__o Tecnol_gica), o projeto atende a estudantes que tem um per_odo de 6 meses para executar a pesquisa/estudo, e premia ao final, os professores orientadores.
Este ano o IEL Goi_s coordenou 13 universit_rios bolsistas da _rea de inform_tica/tecnologia da informa__o no Bitec, e no _ltimo dia 29/11, premiou os tr_s melhores projetos orientados por professores universit_rios. Os alunos que participaram do Bitec foram da UFG, UCG, Alfa, Uni-Anhang_era, Cefet Uruta_ e Goi_s.
O pr_mio dirigido aos professores contempla a participa__o das institui__es de ensino envolvidas nas orienta__es prestadas aos trabalhos nas empresas a partir da identifica__o de uma quest_o/problema que precisa ser equacionado at_ a execu__o do projeto dentro das organiza__es, por meio da atua__o dos estudantes bolsistas.
De acordo com a coordenadora da _rea Intera__o Escola-Empresa do IEL Goi_s, Maria L_cia Macedo o Projeto Bitec tem descoberto g_nios no Estado e "a participa__o da comunidade acad_mica em eventos desta natureza tem grande relev_ncia no fortalecimento do setor industrial", destacando o interc_mbio e a integra__o de conhecimento universit_rio com a pr_tica do mercado.
"As empresas participantes querem aperfei_oar seus processos ou produtos, melhorando o posicionamento no mercado", enfatiza Maria L_cia Macedo.
Os ganhadores do Bitec 2005:
O professor orientador do projeto classificado em 1_ lugar foi premiado com R$ 1.600,00; j_ o 2_ lugar recebeu R$1.000,00 e a 3_ coloca__o R$ 500,00.
Assim:
- 1_ lugar, L_via Maria Rocha de Vasconcelos, aluna do Instituto de Inform_tica (INF) da UFG que desenvolveu o projeto "Defini__o de modelo para realiza__o de diagn_stico de processos de desenvolvimento de software", na empresa Estrat_gia Tecnol_gica da Informa__o Ltda, garantiu a sua orientadora, a professora Adriana Silveira Souza (UCG), o pr_mio de R$1.600,00. O principal objetivo do trabalho foi formalizar um modelo de diagn_stico de pr_ticas no processo de desenvolvimento de software que propicie a realiza__o de avalia__es mais uniformes e com maior independ_ncia com rela__o aos profissionais que as aplicam. A estudante L_via Vasconcelos diz que a partir do resultado do trabalho vai desenvolver monografia de conclus_o do curso.
- 2_ lugar, Gustavo Cipriano Mota Sousa, tamb_m aluno de Instituto de Inform_tica da UFG e seu trabalho "An_lise do desempenho da comunica__o entre apresenta__o e neg_cio em uma aplica__o web", consagrou em segundo lugar o Prof. Dr. F_bio Nogueira de Lucena do INF. O estudante que executou a pesquisa na empresa Exis Servi_os Ltda, considera que toda empresa tem interesse de desenvolver interfaces mais ricas entre softwarews; ent_o, a partir da indaga__o: "como organizar o software de um sistema a ser explorado pela internet com uma interface rica?", o projeto investigou o compromisso entre interfaces gr_ficas amig_veis e a desejada separa__o entre as camadas de apresenta__o e neg_cio em sistemas interativos operados pela internet. Como resultado a elabora__o de um relat_rio contendo orienta__es e indica__o da ferramenta a ser empregada para o desenvolvimento de interfaces usando o Swing.
- Na terceira coloca__o ficou o professor M_rcio Greyck Batista Dias, da Uni-Anhang_era que orientou o projeto "Fideliza__o de clientes", do aluno M_rcio Mendon_a Gomes,dentro da empresa Campineira Com. e Prod. Qu_mica e Farmac_uticos Ltda. A falta de controle das vendas aos clientes fi_is e problemas com cheques devolvidos foram as linhas deste projeto que teve a meta de construir um software para cadastrar todos os clientes, registrando tamb_m dados tradicionais e preferenciais, visando uma boa presta__o de servi_o para se alcan_ar a satisfa__o do cliente, bem como diminuir o n_mero de cheques sem fundo associando o cadastro do cliente com a consulta ao SPC/ Serasa. O estudante considerou altamente positivo participar do Bitec, pois "na escola temos exemplos, na empresa temos casos reais".
Fonte: INF
