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Jornal da UFG

In 28/06/04 06:36 .
A informa__o eficiente e transparente alavanca a propaga__o dos direitos humanos, do bem estar social, da qualifica__o para o trabalho e da singularidade do ser. O acesso _ informa__o _ indicador de poder, e como tal, nos leva _ paz ou _ guerra, _ emancipa__o ou ao cerceamento.

Editorial

"Uma lei ignorada _ uma natureza, um destino; uma lei conhecida aparece como uma possibilidade de liberdade."
(BOURDIEU)

Na era da internet, onde caminhamos para a universaliza__o do acesso e para o uso crescente dos meios eletr_nicos para a dissemina__o da informa__o em tempo real, qual a raz_o da Universidade Federal de Goi_s criar e manter, a partir de hoje, o jornal Noticias _ UFG com uma tiragem de 21 mil exemplares?

Hoje, mais do que ontem, existimos enquanto uma na__o descompassada entre a rapidez de uma revolu__o tecnol_gica, que nos tira o sentimento de pertencimento e de seguran_a, e a morosidade da chamada _alfabetiza__o digital_, presente na maioria de seus habitantes, que nos cria o sentimento de exclus_o e abandono. Todos temos consci_ncia que, apesar dos esfor_os governamentais, as nossas pol_ticas p_blicas de inclus_o digital para que o salto tecnol_gico qualifique a exist_ncia humana, s_o muito t_nuas, fragmentadas e desaceleradas.

_ fato, tamb_m, que a informa__o tornou-se hoje, mais do que ontem, por sua rapidez e transitoriedade, uma das principais moedas num programa efetivo de inclus_o social. A informa__o eficiente e transparente alavanca a propaga__o dos direitos humanos, do bem estar social, da qualifica__o para o trabalho e da singularidade do ser. Em outras palavras, o acesso _ informa__o _ indicador de poder, e como tal, nos leva _ paz ou _ guerra, _ emancipa__o ou ao cerceamento.

Concomitante a essas coloca__es iniciais, _ acessibilidade ao conhecimento e _s atividades realizadas na UFG para os seus diversos p_blicos, visando o fortalecimento de sua imagem institucional e de sua participa__o no processo de forma__o da opini_o p_blica, encontram-se entre as iniciativas priorit_rias desta gest_o. O Plano de Gest_o-2002/2005 prev_, como uma das estrat_gias da Pol_tica de Comunica__o Social e de Informa__o, a _cria__o do jornal universit_rio_.

A publica__o de Not_cias-UFG, ano 1 n_ 1, n_o _ indicativo que este jornal foi concebido hoje. H_ uma longa trajet_ria com acertos e erros nesta constru__o coletiva, nesta formata__o jornal_stica.
Durante nossa primeira gest_o (1998/2001), a UFG, em parceria com o jornal Di_rio da Manh_, editou semanalmente, no per_odo 1998-2000, o encarte Universidade, o qual cumpria as finalidades inicialmente citadas. Este per_odo caracterizou-se por um intenso e prof_cuo di_logo entre a universidade e seus diferentes interlocutores. Em decorr_ncia da mudan_a na linha editorial do referido encarte, a UFG passou a ter um papel de colaboradora eventual.

No v_cuo desta parceria, em 2001 a UFG ousou publicar o Boletim Informativo nos mesmos moldes do encarte anterior, o qual nunca foi al_m do n_ 1 ano 1. V_rios foram os motivos para esta interrup__o, mas dois foram fatais: a falta de recursos financeiros, num momento de restri__es de prioridades, e o esvaziamento do quadro da Assessoria de Comunica__o Social (Ascom). Hoje, esse setor conta apenas com um coordenador, um fot_grafo e dois estagi_rios.

Este novo momento de esfor_o para a efetiva__o de um jornal informativo que mediatize o di_logo entre a UFG e os seus diferentes interlocutores, tem sua base nos mesmos postulados, por_m, leva em conta o que a hist_ria nos ensinou.
No momento atual, atrav_s de uma nova parceria entre a UFG e a empresa Contato Comunica__o, concretiza-se o jornal Not_cias-UFG. Nesta parceria, cabe _ Contato Comunica__o executar os servi_os de reda__o das mat_rias, de diagrama__o, de fotografias e de impress_o. Cabe a ela, ainda, cobrir os custos editoriais e gr_ficos atrav_s da venda de an_ncios publicit_rios. Tais an_ncios dever_o obedecer a requisitos previamente
definidos pela Ascom/UFG.

Por sua vez, a UFG, atrav_s da Ascom, obriga-se a definir a pauta/conte_do das mat_rias, assessorar a empresa nas suas interlocu__es com a comunidade da UFG e supervisionar os servi_os editoriais e gr_ficos. Gostar_amos de deixar registrado o nosso agradecimento ao jornalista Gilberto Marinho editor-respons_vel deste jornal.

A expectativa de publica__o no corrente ano _ a da trimestralidade. A partir de 2005, lutar-se-_  pela sua bimestralidade. H_ muito que aprender e os desafios s_o enormes quando queremos um di_logo eficiente e
transparente com um p_blico amplo e heterog_neo. Voltando mais uma vez a Bourdieu afirmamos que a efetiva__o do Not_cias_UFG __ uma possibilidade de luta, de transforma__o_.

Profa. Dra. Milca Severino Pereira
 - REITORA DA UFG -

"Jornal Not_cias - UFG"  - Ano 1 N_ 1 - Junho/2004 

"Jornal Not_cias - UFG"  - Ano 1 N_ 2 - Novembro/2004 

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Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunica__o Social