PHOTO-2026-06-18-16-10-40.jpg

Iptsp UFG inaugura 1º Laboratório de Biossegurança Nível 3 de Goiás

On 19/06/26 14:57 .

Com apoio da Fapeg, espaço recebeu o investimento de investimento de R$ 3,9 milhões

Texto: Marina Sousa 

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) inaugura, na sexta-feira (26/6) de 2026, a partir das 9h, o primeiro Laboratório Multiusuário com Ambiente Controlado de Nível de Biossegurança (NB3) do Estado de Goiás, um marco histórico para a ciência goiana e brasileira. A cerimônia vai ser realizada no auditório do Iptsp e o descerramento da placa acontecerá no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), localizado no Campus Colemar Natal e Silva da UFG, no setor Leste Universitário, onde o laboratório está instalado. 

O NB3 foi viabilizado com o fomento de R$ 3,9 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A nova estrutura, de alta complexidade e com rigoroso controle de contenção biológica, vai colocar a ciência goiana em patamar de excelência comparável aos principais centros científicos nacionais e internacionais. 

Nele poderão ser desenvolvidas pesquisas que envolvem agentes biológicos de classe três (3), o que inclui vírus, bactérias e fungos altamente infecciosos que causam doenças mais graves, ou para os quais ainda não existem vacinas ou tratamentos eficazes. Esses agentes, são aqueles que precisam ser investigados em condições de contenção extremamente rigorosas, a fim de evitar contaminação aos pesquisadores, ao ambiente ou à população em geral. 

A implementação física estrutural do laboratório foi concluída, bem como a aprovação do certificado de Qualidade de Biossegurança (CQB) emitido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão colegiado multidisciplinar, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para o funcionamento do laboratório. 

Na avaliação da reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, o fato de a Instituição sediar o primeiro laboratório com nível de biossegurança 3 do Estado de Goiás demonstra a relevância e o reconhecimento da atuação dos cientistas da Universidade, especialmente no que se relaciona às pesquisas voltadas à produção de conhecimento para a prevenção e o tratamento de doenças altamente infecciosas. Ela ressalta que este é um trabalho de alto impacto para a sociedade que requer investimentos condizentes. “Por isso, destaco o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeg) que tornou possível esse grande passo para a saúde pública”. 

Estrutura 

O NB3 funciona no primeiro andar do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) do Iptsp UFG, localizado no Setor Leste Universitário, em Goiânia. O espaço ocupa uma área total de 103,9 m², assim distribuídos: 

  • NB3 (53,85 m²): contempla o laboratório propriamente dito, com uma antessasa de paramentação - ambiente limpo para colocação dos equipamentos de proteção coletiva (EPCs) - e outra sala para para a retirada dos EPCs; 
  • Laboratório de Nível de Biossegurança 2 - NB2 (32,78 m²): sua finalidade é voltada para a realização de experimentos preliminares, testes iniciais e etapas preparatórias necessárias para as atividades desenvolvidas no NB3. O ambiente funciona como uma estrutura de apoio às pesquisas antes do manejo de agentes biológicos de risco moderado; 
  • Área para esterilização (17,27 m²): é voltada para a descontaminação de materiais ou a entrada/saída de materiais de dentro dos laboratórios. O espaço conta com uma autoclave de barreira (equipamento de esterilização que cria uma barreira física contra a contaminação) e passthrough (área de passagem cujas portas possuem sistema de travamento inteligente, impedindo a troca de ar e passagem de bactérias entre os ambientes).

Fomento 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) investiu R$ 3,9 milhões no projeto por meio de convênio firmado em agosto de 2023, com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp). O aporte foi determinante para a concretização de uma infraestrutura que, até então, inexistia na UFG e no Estado. 

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, celebra o feito e reforça a missão da fundação. “Ao contribuir para a instalação do primeiro Laboratório Multiusuário com Ambiente Controlado de Nível de Biossegurança 3 no Estado de Goiás, a Fapeg cumpre seu objetivo de fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação para o desenvolvimento do Estado”. 

Arriel elenca os impactos esperados com a operação do NB3: “Temos, em Goiás, profissionais altamente capacitados nesta área e, por meio do convênio, a Fapeg estará colaborando para reter e atrair talentos para o Estado. De modo a acelerar pesquisas com microorganismos potencialmente ameaçadores e dar respostas em saúde pública para o presente e de olho no futuro. Com a ampliação das linhas de pesquisa e produção científica de diversos programas de pós-graduação; com o incremento de parcerias público-privadas para diversos tipos de projetos científicos e inovadores, além de possibilitar o acesso de outras instituições ao laboratório, que poderá ter seu uso compartilhado. Vamos impulsionar as pesquisas em Goiás e no Brasil”, destaca o presidente. 

Iptsp

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) é uma das unidades acadêmicas mais tradicionais da UFG, dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão nas áreas de saúde pública, patologia tropical, microbiologia, imunologia e epidemiologia. De acordo com o diretor do Iptsp, Yves Mauro Fernandes Ternes, com a inauguração do NB3, o Iptsp consolida seu papel como centro de referência científica de alcance nacional, ampliando sua capacidade de resposta a desafios emergentes em saúde.

 

 

 PHOTO-2026-06-18-16-10-40.jpg

Quelle: Iptsp UFG

Kategorien: Notícias Noticias