Capa_Enviada_pela_Fapeg_29-01-26 (4)

PRPI UFG divulga quatro editais abertos da Fapeg

Em 14/05/26 17:30.

Propostas podem ser submetidas por pesquisadores da UFG

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG) divulga quatro dos editais de fomento publicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) que estão abertos. Informações complementares podem ser obtidas na página de editais da Fapeg.

Confira as chamadas e suas informações abaixo:

 

Chamada Pública Secti/Fapeg nº 05/2026 — Programa Goiás pelo Mundo – Mestrado Internacional

O objetivo desta chamada é a seleção de cidadãos goianos interessados em ingressar no Programa Goiás pelo Mundo – Mestrado Internacional, que promove a realização de mestrado pleno em áreas estratégicas, preferencialmente o mestrado profissional, em universidades estrangeiras que se encontram entre as 100 (cem) primeiras posições do World University Ranking 2026, elaborado pelo Times Higher Education.

Período de inscrição: até 18 de maio de 2026, via Plataforma Sparkx-FAPEG.
Edital — 1ª Retificação

_____________________________________________________________

Chamada Pública Fapeg nº 10/2026 – Edital Complementar à chamada Confap – Brasillinois 2026

O objetivo é promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores e instituições vinculados ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pesquisadores do Sistema da Universidade de Illinois. A chamada tem como base o Artigo 3º do Memorando de Entendimento para Cooperação Internacional celebrado entre o Conselho de Curadores (Board of Trustees) da Universidade de Illinois e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (doravante denominados, respectivamente, U of I e Confap), e o Termo de Adesão à Chamada assinado pela Fapeg em março de 2026.

Período de inscrição: até as 23h59 do dia 26 de maio de 2026, via Plataforma Confap, Brasillinois e Plataforma Sparkx-FAPEG.
Edital

_____________________________________________________________

Chamada Pública nº 08/2026 – Programa de Mobilidade Internacional Participação em Eventos no Exterior (2026-2027)

O Programa de Mobilidade Internacional – Participação em Eventos no Exterior (2026-2027) tem por objetivo apoiar a participação de pesquisadores e pesquisadoras em eventos acadêmicos no exterior, em todas as áreas do conhecimento, e que possuam vínculo empregatício ou atuem como docentes (permanente ou colaborador) em Programas de Pós-Graduação (PPGs) de Instituição de Ensino Superior (IES) sediada no Estado de Goiás, pública ou privada, sem fins lucrativos ou comunitária.

Período de inscrição: até 29 de maio de 2026, via Plataforma Sparkx-FAPEG.
Edital — 2ª Retificação

_____________________________________________________________

Chamada Pública nº 09/2026 – Experiência Acadêmica Internacional (Goiás pelo Mundo)

A chamada pública convida pesquisadores de Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, ou comunitárias, sediadas em Goiás, que tiveram propostas aprovadas nas Chamadas Públicas FAPEG nº 05/2025 ou nº 39/2025 - Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro, a submeterem projetos com a indicação de discentes de mestrado ou doutorado para missões de pesquisa no exterior, como forma de favorecer a integração da ciência produzida em Goiás nas redes de cooperação internacionais.

Período de inscrição: até as 17 horas do dia 1 de junho de 2026, via Plataforma Sparkx-FAPEG.
Edital

Dúvidas relacionadas às chamadas podem ser sanadas pelo e-mail: atendimento.fapeg@goias.gov.br.

Fonte: PRPI/UFG

Categorias: Notícias Inscrições abertas editais FAPEG