Rádio UFG comemora 1º ano de migração para frequência FM
Mudança que propiciou aumento da qualidade na transmissão reflete trabalho de mais de 10 anos
Texto: da Redação, com informações da Rádio UFG
A Rádio UFG está celebrando a partir de março o marco de um ano de migração de AM para FM da emissora. A direção da estação está preparando atividades comemorativas que serão realizadas nos próximos meses. A primeira delas ocorreu na segunda-feira (9/3) quando a diretora da Rádio UFG, Márcia Boaratti, foi a convidada especial do Programa Boa Semana UFG. Estão previstas ainda a realização de um seminário e de um painel sobre a atuação das rádios comunitárias.
A frequência FM é tida como mais moderna e com melhor qualidade de som. A data oficial da mudança foi 10 de março de 2025. A expectativa é de que a atualização deixe o canal com 63 anos de história ainda mais perto do público de Goiânia e da Grande Goiânia. Estão sendo planejadas novidades que serão gradativamente implementadas. A primeira delas foi o número do dial que saiu dos 870 AM e passou a ser 88,5 FM.
Para a reitora Sandramara Matias Chaves, a Rádio UFG tem hoje um papel importante no campo da comunicação pública e no cumprimento de sua função social, “a programação valoriza a cultura e a música local, algo que não encontramos em muitas outras rádios”, afirmou. A reitora também reiterou o compromisso da gestão em apoiar o fortalecimento da emissora.
Processo
Para passar pelo período de migração, a equipe da Rádio UFG contou com a consultoria da professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), Nélia Rodrigues Del Bianco, que também realizou oficinas de capacitação da equipe para adequar as produções aos novos formatos. “Hoje em dia o rádio não existe apenas nas antenas. É preciso estar no site, no YouTube, por meio de podcasts nos streamings e mais. Já temos uma presença multiplataforma e a ideia é aumentar”, observou a diretora da Rádio UFG, Márcia Boaratti, na época da migração.
O processo começou há mais de 10 anos quando a então presidenta Dilma Rousseff editou o Decreto 8.139 de 7 de novembro de 2013, que dispõe sobre as condições para a extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local e outros temas. No ano seguinte, o Ministério das Comunicações publicou a Portaria 127 de 12 de março de 2017 com os procedimentos para que a adaptação fosse levada adiante.
Saiba mais
1 ano de Rádio UFG FM - Boa Semana UFG (9/3/26)
Rádio Universitária agora é Rádio UFG 88,5 FM
Rádio Universitária finaliza migração e passa a ser Rádio UFG FM
Fonte: Secom UFG com informações da Rádio UFG
